Marketing: Dicas e mercados para um plano de internacionalização

Março 1, 2012 by  
Filed under Notícias

Depois de exportar, a internacionalização pode ser o passo seguinte no crescimento de uma empresa. Há mercados mais propícios e etapas a cumprir.

Algumas oportunidades podem surgir de onde menos se espera. E, para as empresas que estejam a dar os primeiros passos num processo de internacionalização, isso pode acontecer na Indonésia ou no Paraguai. A análise é de José Gonzaga Rosa, ‘partner’ da consultora Ernst & Young, um dos especialistas ouvidos pelo Diário Económico para traçar alguns caminhos de expansão internacional para as empresas portuguesas.

Além de uma taxa de crescimento anual na ordem dos 6% e de ser “a terceira economia mais pujante da Ásia”, a Indónesia tem a seu favor a proximidade com Timor. Isso faz do país “um destino quase natural para as empresas portuguesas”, principalmente se estiverem a trabalhar na produção e ‘trading’ de produtos alimentares ou vestuário e calçado, enumera Gonzaga Rosa. Já o Panamá surge como uma “alternativa ao investimento no Brasil, sobretudo na área agrícola, continuando a beneficiar do crescimento brasileiro”.

Certo é que com a economia portuguesa em recessão, a independência dos ciclos económicos internos é fundamental para garantir crescimento. “Das 350 mil empresas em Portugal, apenas 5% exportam e um número muito mais reduzido está implementado em algumas geografias”, recorda fonte oficial do BES.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!