Marketing: Principais Anunciantes de Portugal investiram 1.587 milhões em comunicação

Março 2, 2012 by  
Filed under Notícias

Os 150 maiores anunciantes nacionais investiram 1.587 milhões de euros em comunicação no ano passado.

O valor, revelado pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), corresponde ao investimento real das marcas nas cinco principais componentes da comunicação: compra de espaço em meios, digital, patrocínios, eventos e mecenato, ponto de venda e activação das marcas e relações públicas.

Destas cinco áreas, a compra de espaço é a que leva a maior fatia de investimento (60,5% do investimento total). Já o ponto de venda conta com 21% e as restantes áreas somam 18 % (9,6% em patrocínios; 6,7% em digital; e 2,2% em relações públicas).

Os dados recolhidos pelo Grupo Consultores, para a APAN, revelam também os números específicos relativos aos diferentes sectores de actividade. O sector dos serviços assume o maior peso no total dos investimentos (47,6%, que correspondem a 755 milhões de euros), logo seguido do sector do consumo não duradouro (44,8%, 711 milhões de euros).

A associação destaca o facto de, dentro de cada sector, os investimentos serem liderados por diferentes categorias. Por um lado, nos serviços, a área das comunicações e Internet reúne o maior investimento, com 39,9% do valor total (301 milhões de euros).

Enquanto no consumo não duradouro a área de beleza e higiene lidera a tabela, com 41,9 por cento do valor total investido, correspondendo a 298 milhões de euros. Aqui, a compra de meios é claramente uma tendência dos anunciantes (73,2% do investimento). Por sua vez, o sector de consumo duradouro é liderado pelo subsentor automóvel, que representa 70 por cento do investimento total (que equivale a 73,5 milhões de euros).

O estudo foi desenvolvido entre Julho e Novembro de 2011, através de entrevistas a responsáveis de Marketing e de Comunicação das maiores marcas anunciantes, cujo investimento aplicado no mercado nacional apresenta um orçamento total superior a 150 mil euros no ano de 2011. Foram realizadas 169 entrevistas, sendo a taxa de resposta de 86%.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!