Inovação: Inovação, um instrumento indispensável para os Pequenos e Médios Empresários.

Março 8, 2012 by  
Filed under Notícias

Inovar para crescer e conquistar o coração dos consumidores.

É sempre interessante quando estudamos Kotler. Em seu Marketing 3.0, ele diz que “já não basta atingir apenas a mente dos consumidores, o alvo também é o coração” e que, no estágio 3.0, o marketing deve ser redefinido como um triângulo harmonioso entre marca, posicionamento e diferenciação (Marketing 3.0; pag. 40).

Quando li esse texto, veio na mente o desafio da inovação. Principalmente para as pequenas e médias empresas do nosso país. Mas o que é inovação?

A arte de reinventar um negócio e torná-lo cada vez mais competitivo e desejado pelo público é um dos grandes desafios em um mercado tão competitivo e acirrado como vivemos na atualidade. Um mercado de mudanças constantes em praticamente todos os setores da economia. É por isso que, para mim, a inovação é um elemento de grande necessidade para enfrentarmos os desafios impostos por um cenário de constante mudança.

E como podemos entender “Inovação”? Vejo que inovação é o momento de transição entre a imaginação de uma pessoa e a realidade em que ela vive, como uma espécie de “objetivo” comum. Inovar é apresentar algo novo para o outro. É transceder o óbvio, é somar elementos conhecidos para encontrar algo não esperado.

Para o marketing, posso definir inovação como a metamorfose de uma ideia, seja de produto seja de serviço, em algo melhorado, ampliado e com outros valores.

Claro que não posso esquecer de falar da dona “criatividade”. Ela é uma ferramenta trivial para esse processo. Para quem busca coisas novas, o exercício da criatividade se faz necesário para encontrar essa “algo novo”.

Por valor, entendo como a concretização da plenitude da inovação. Principalmente na era do marketing 3.0 onde há uma provocação ou sugestão de produtos e serviços que cuidem do meio ambiente, do social e do emocional do consumidor, integrando o posionamento, a marca e a diferenciação, como foi citado.

Mas Como podemos perceber o “valor”? – Posso afirmar que podemos perceber como valor o contraste do ontem sob uma nova maneira. A compra de produtos que estimulem a sustentabilidade. Protudos sustentáveis tanto no seu uso como na sua fabricação. A descoberta de novos segmentos no mercado, novos nichos, novos targets. A instalação de um bom processo de comunicação dentro das organizações, e que os novos empreendedores entendam essa necessidade, a criação de novas rotinas, uma nova cultura trabalhista e um jeito novo de fazer coisas antigas. A preocupação em sempre, sempre, trazer um jeito novo de fazer velhos produtos e, para concluir, a criação de novas soluções para formatos e processos antigos.

Um bom exemplo de empresa que apresenta inovação é a Apple, cujo processo inovador impacta e define a trajetória do mercado onde vive. Onde clientes são fãs e, depois de cada lançamento, as pessoas não concebem mais o mundo sem aquele elemento, processo ou produto.

Parêntese:

Outro case de sucesso de inovação é o Google. O Google esnoba quando avança no simples conceito da busca. A ampliação da ideia da busca para o Google é algo incrível. Aaron Goldman, no Livro “Tudo o que sei sobre Marketing aprendi com o Google”, apresenta o nome da empresa como um verbo, o verbo “Googlar”, e, com isso, um simples questionamento: por que as pessoas “Googlam”?

As pessoas Googlam simplesmente porque estão procurando alguma coisa. Se alguém está procurando alguma coisa é porque tem um problema para solucionar ou uma decisão a tomar, então nasceu a ideia dos links patrocinados. Quando uma pessoa está procurando uma resposta este é o melhor momento para uma empresa entregar uma mensagem. Veja que fantástico o domínio de missão da empresa e a solução apresentada pelo Google para o mercado.

Voltando:

Claro que inovação não se refere apenas ao desenvolvimento de novas tecnologias, mas inovamos quando desenvolvemos novas formas de relacionamento com nossos clientes, quando apresentamos novas práticas com o objetivo do grau de satisfação de um segmento no mercado. Citei a Apple por conta desse espírito, o espírito de deslumbrar, o espírito de surpreender.

E antes que alguém pense em altos investimentos e contratações internacionais, inovar é uma questão de comportamento. É uma escolha pessoal. É uma busca. É o ato e o hábito de desenvolver pesquisa. É ouvir seu público e seus colaboradores. A inovação começa quando nos disponibilizamos ao novo, quando queremos outras respostas.

Quando escolhemos inovar, criamos uma certa “ansiedade” na busca de novos caminhos. E como estamos buscando um caminho novo, bumm! Ele aparece. Quando fazemos novas perguntas encontramos novas possibilidades, abrimos outras portas e percebemos outras realidades.

Inovação. É com essa ferramenta que podemos tocar o coração daqueles que acreditam nos nossos empreendimentos e de todos aqueles que compram os nossos produtos.

Fonte: Administradores



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!