Inovação: Hotéis do futuro, sem crise à mistura

Março 13, 2012 by  
Filed under Notícias

Este é um exercício de imaginação, com base nas tendências que deverão surgir no futuro. Como serão os hotéis de amanhã? Os quartos serão personalizados, haverá hotéis nómadas, aquáticos e um hotel… na Lua.

É pelo menos o que consta numa pesquisa efectuada pelo site de reservas Hotéis.com. As empresas de arquitectura «competem entre si em termos de engenho com o objectivo de alargar as fronteiras do design, da arquitectura e da tecnologia, tentando inventar os hotéis e as férias de amanhã», revela em comunicado.

Ora, que tendências podemos esperar? Segundo o designer francês Patrick Jouin, a chave está nos quartos personalizados, com formas arredondadas. E, claro, sem esquecer os aparelhos de alta-tecnologia «que podem ser discretamente integrados de forma a aliar o design e as novas tecnologias com simplicidade».

Depois, surgirão hotéis nómadas. A empresa britânica m3 Architects já criou um conceito de pods pré-fabricadas, transportáveis para qualquer lugar do mundo. Os turistas poderão assim viajar para todo o lado, sem perderem o conforto. Mas como é que acedem a estes hotéis do futuro? Através de um helicóptero. O edifício muda de lugar no final de cada temporada turística.

Outra das atracções deverão ser os hotéis aquáticos. Já há um projecto de um hotel deste género em curso. O Aktin¿s Architecture Group ganhou o primeiro prémio num concurso internacional de design. A área do resort está planeada para incluir 400 camas, um restaurante e cafés submarinos em Songjiang, na China. A principal atracção é um complexo desportivo de luxo composto por uma piscina olímpica, um centro de escalada e instalações de bungee jumping.

E pode até não acreditar mas já há quem trabalhe num hotel para a Lua. O criador do Lunatic Hotel, Hans Jurgen Rombaut, diz que o projecto deve ficar concluído até 2050. A ideia é conceber quartos em forma de cápsulas inclinadas, integradas em torres de 160 metros de altura. Mas há primeiro que ultrapassar uma barreira : conseguir levar toneladas de aço e água para a Lua.

O Futuro já chegou?

Entretanto, já há hotéis que são autênticas obras artísticas de criadores visionários. O Burj Al Arab, nos Emirados Árabes Unidos , por exemplo é oficialmente considerado como o único hotel de sete estrelas do mundo. Falamos de uma proeza arquitectónica construída sobre uma ilha artificial de 280 metros de comprimento, com um aquário de 180 metros e uma pista suspensa para helicópteros. A cereja no topo do bolo é um revestimento de 8.000m2 de folhas de ouro de 22 quilates no interior e 24 mil m2 de trinta tipos de mármore.

Le Marina Bay Sands é outro caso futurista. No coração da marina de Singapura, este hotel ultrapassou o desafio futurista de construir a maior piscina exterior do mundo, em altitude. A chamada infinity pool encontra-se no 55º piso e tem três vezes o tamanho de uma piscina olímpica, com 150 metros. «Está num espaço em formato de barco que se sobrepõe aos três edifícios que constituem este luxuoso hotel. A plataforma sobre a qual assenta é maior que a torre Eiffel e transmite o efeito de a água continuar até ao horizonte».

Da piscina mergulhamos no gelo. O Le Seekos`o Bordeaux, em França apresenta uma arquitectura futurista em forma de icebergue. Foi produzido pela empresa de arquitectura King Kong, e é o primeiro a possuir uma pele em Corian, um dos materiais preferidos de designers e arquitectos.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!