Marketing: Cinco boas práticas de ‘marketing’ para um negócio crescer

Março 15, 2012 by  
Filed under Notícias

Há cinco regras de ouro que os gestores devem pôr em prática na área do marketing.

Para crescer, seja no mercado nacional, seja no estrangeiro, há uma ferramenta indispensável para pequenas e médias empresas (PME): o marketing. Os especialistas defendem que investir na marca e na divulgação dos produtos é fundamental desde a primeira hora do projecto.

Mesmo sem investir num departamento especializado em ‘marketing’, é possível seguir algumas pistas que vão ajudar o negócio a crescer. Investir nas redes sociais, construir uma marca forte, apostar na qualidade do atendimento, são algumas das ideias que cabem numa estratégia de ‘marketing’.

Antes de mais, é preciso ultrapassar o preconceito de muitos gestores portugueses que ainda julgam que o marketing é só para as grandes empresas. “Não é!”, garante Nuno Rosa Reis. O investigador e co-autor do livro “Marketing para Empreendedores e Pequenas Empresas”, inúmera as cinco regras de ouro do Marketing para as PME.

1 – Pensar o ‘marketing’ desde o projecto
‘Marketing’ não é exclusivo de grandes empresas, nem deve ser deixado para “mais tarde” ou “quando houver tempo”. Logo que uma empresa é criada, os esforços de ‘marketing’ devem estar presentes na mente dos empresários.

2 – Conhecer muito bem os seus clientes
As ferramentas de comunicação ajudam as empresas a conhecer os seus clientes. Conhecendo-os bem, as empresas conseguem servi-los melhor, satisfazer as suas necessidades e desejos. Depois, clientes satisfeitos acabam por ser mais fiéis, repetem as compras e trazem mais lucro para as empresas.

3 – Construir uma marca forte
A marca é o que permite às empresas serem reconhecidas e valorizadas pelos clientes. Construir uma marca forte ao longo dos anos vai permitir uma diferenciação profunda em relação a todos os concorrentes que existam no mercado.

4 – Mexidas no preço não são solução milagrosa
Descer os preços quando as vendas descem para os subir mais tarde confunde os consumidores e não traz resultados sustentáveis. Em vez de optar por descer os preços – uma tentação que surge sempre que se fala de crise ‘ad nauseum’ – por que não justificar preços superiores aos concorrentes com melhor serviço, maior conveniência, mais valor no produto?

5 – Marcar presença na internet
As empresas que hoje não tenham uma presença ‘online’ – nem que seja uma simples página, com uma breve descrição dos serviços e os contactos – não existem. A Internet é a primeira fonte de informação que a maioria das pessoas procura e empresas ‘offline’ estão a desperdiçar, logo à partida, um número substancial de clientes.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!