Inovação: China vai investir 119,9 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento

Março 20, 2012 by  
Filed under Notícias

China quer reforçar investimento em investigação & desenvolvimento. E fala de modelo económico impulsionado pela inovação

O vice-primeiro-ministro executivo chinês, Li Keqiang, anunciou hoje um investimento estatal de um bilião de yuan (158 mil milhões de dólares ou 119,9 mil milhões de euros) em Investigação & Desenvolvimento para este ano.

“Devemos construir um modelo económico impulsionado pela inovação, que é o maior promotor do progresso social”, disse Li Keqiang no Fórum de Desenvolvimento da China, encontro de empresários de todo o mundo e representantes do Governo chinês e organismos internacionais organizado por Pequim anualmente.

O vice-primeiro-ministro executivo assegurou que a segunda economia mundial “deve provar a sua capacidade de desenvolvimento de tecnologias próprias”, com um amplo apoio à invenção, inovação e criação.

O investimento é também dirigido ao sector educativo, já que segundo Li Keqiang o gigante asiático “está necessitado de talento e trabalhadores altamente especializados”.

O número dois do Executivo chinês partilhou a mesa de conferências com a directora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, num fórum que também conta com a presença do presidente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o mexicano José Ángel Gurría.

Na sua intervenção, Li Keqiang sublinhou os êxitos recentes da China, ao referir o crescimento sustentado elevado e ao mesmo tempo a contenção da inflação, apesar de afirmar que o país deve realizar “ajustes estratégicos na sua estrutura económica”, incluindo a prometida expansão do consumo interno para depender menos das exportações como motor da sua riqueza.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!