Empreendedorismo: Três coisas que você pode aprender com um mentor

Março 21, 2012 by  
Filed under Notícias

Um bom mentor não é necessariamente a figura paterna que muitos empreendedores podem estar buscando. Eles podem ser diretos e sinceros – qualidades que vão ajudar o empresário a tomar suas decisões. “Cada pessoa acaba encontrando o tipo de mentor que precisa”, diz o americano Tom Searcy, especialista em vendas e colaborador da Inc.com. “Os meus eram duros e era disso que eu precisava”.

Autor do blog “Hunting for Big Money” e colunista do site, Searcy conta o que aprendeu de mais importante com seus mentores.

1. Aprenda a ouvir (bem)
Os melhores mentores fazem muitas perguntas. Eles reúnem o maior número de dados, antes de fazer recomendações. “Eu me lembro de longas conversas com um de meus mentores em que ele não parava de me fazer perguntas. No final do que pareceu um interrogatório, eu perguntei ‘Bom, o que você acha que eu devo fazer?’ E a resposta dele foi: ‘Você já percebeu o que tem de fazer; você só não decidiu fazer ainda’”.

O questionamento, na visão do especialista, ajuda a clarear as ideias e ao fazer isso, as escolhas para cada caminho dependem apenas da decisão final do empresário. Ou seja, em vez de oferecer uma resposta, o mentor oferece um caminho.

2. Seja um guia, não faça as coisas
Muitos mentores podem recomendar a seus pupilos que entrem em contato com outro empreendedor, visitar uma feira ou mudar de estratégia. Só não espere que eles façam cada uma dessas coisas por você. Esse é o seu papel. “Às pessoas que me pedem para ser um mentor, a primeira coisa que faço é passar uma tarefa. É uma coisa simples: escrever em uma página o que quer, como o sucesso será medido e por que me escolheram como mentor e não outra pessoa. Se naquele momento eles já começarem a responder, eu corto e digo ‘Escreva e me mande por e-mail daqui a uma semana, antes das cinco da tarde”.

O mais interessante, segundo Searcy, é que pouquíssimos empresários cumprem a tarefa dada. Por quê? “Eles achavam que ‘conseguir um mentor’ era um jeito fácil de ter um profissional sênior trabalhando para eles”.

3. Ação é tudo
A coisa mais importante que Tom Searcy diz ter aprendido com seus mentores é a fazer as coisas, não ficar dependendo dos outros. Toda vez que discutia alguma estratégia para um negócio, seus conselheiros logo queriam saber que ações ele tomaria para cada caso e em que momento. “Quem é que tem tempo para fazer o coach e desenvolver pessoas que não vão fazer nada por elas mesmas?”, questiona.

“Eu sei que o meu sucesso, em grande parte, deve-se ao apoio que recebi dos meus mentores”, afirma. Ele admite que assumir o papel de mentor é muito recompensador e ajuda a entender quais os papéis daquele que busca o coaching e o do mentor. E que, para dar certo, é melhor que cada um faça a sua parte. Direitinho.

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!