Marketing: Aproveite a Primavera para polir o seu negócio

Março 24, 2012 by  
Filed under Notícias

Muitas vezes só quando olha mais demoradamente para dentro de casa, percebe que tem à sua volta um sem número de coisas de que já não necessita e que, bem vistas as coisas, apenas lhe estão a ocupar espaço. Nos negócios a situação é parecida. A voragem da actividade económica não, na maior parte das vezes, tempo disponível para reflectir sobre o que está a mais e o que precisa de ser arrumado de forma diferente. Aproveite a Primavera, com o bom tempo, para lavar a cara ao seu negócio, tornando-o mais eficiente. O que precisa fazer? Responder a estas quatros questões que Joey Faucette coloca na Entrepeneur.

1. Quando fala sobre a sua empresa que palavras usa? Foca-se na empresa em si e naquilo que oferece? Ao falar ouve as palavras «eu» ou «nós»? Ou é «tu» e «vocês»? É habitual exaltar as qualidades da companhia, mas elas só são valorizadas se de facto forem uma mais-valia para o consumidor. Que problemas lhe resolve? Limpe o «eu» da suas conversas e concentre-se nos anseios e necessidades dos seus clientes.

2. Quem ouve com mais regularidade? A si mesmo ou aos seus clientes? Tenta apenas vender aos seus clientes? Ou consegue colocar-se no lugar deles para remover eventuais obstáculos às suas compras? Talvez esteja mais interessado em facturar e em demonstrar que o seu produto é o melhor de todos, mas deve levar em conta que o potencial cliente pode não estar interessado. Evite ser algo como um vendedor de móveis que insiste em mostrar mesas rectangulares a um cliente que deseja uma redonda. Em vez disso, faça as perguntas certas com um sorriso, ouça com cuidado e vai acabar por descobrir tudo o que precisa saber para converter um visitante num cliente para a vida, que até o vai recomendar aos amigos.

3. Os seus clientes são-lhe leais? Muita gente que gere negócios está apenas focada em encontrar novos clientes. Isso é bom, porque permite expandir a actividade, mas também é verdade que não se deve deixar de olhar para o retrovisor e garantir que os antigos clientes, os que estão consigo desde a primeira hora, continuam lá. Eles dão-lhe muito mais que dinheiro. Dão-lhe confiança. Mas só ficam consigo enquanto lhes der razões para isso.

4. Está aberto a novos métodos de compras? Se continua preso à caixa registadora e ao livro do Deve e Haver, deve repensar a sua estratégia. Actualmente, redes sociais como o Facebook ou o Twitter são fundamentais para a expansão dos negócios. Procure trabalhar em rede e divulgar os seus produtos pelo maior número de meios online possíveis. Os seus actuais clientes vão consigo e vai ter maior capacidade de atrair novos.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!