Empreendedorismo: IVA terá balcão único europeu dentro de três anos

Abril 5, 2012 by  
Filed under Notícias

O comércio eletrónico, a radiodifusão, os serviços e as telecomunicações serão os primeiros setores a beneficiar do futuro balcão único europeu para os serviços prestados de forma eletrónica. Tal instrumento, que deverá estar em funcionamento em janeiro de 2015, permitirá resolver as questões fiscais relacionadas com o IVA, com regras diferentes consoante os Estados Membros, e deverá ser alargado, gradualmente, a outros bens e serviços.

“As múltiplas obrigações em matéria de IVA podem ser muito pesadas e onerosas para as empresas”, adianta um comunicado da Comissão Europeia. “A proposta adotada constitui um primeiro passo para um balcão único que constituirá uma vantagem de que poderão beneficiar as empresas a partir de 1 de Janeiro de 2015”, explicita.

“A complexidade do sistema de IVA atualmente vigente na UE constitui um obstáculo para realizar transações comerciais no mercado único. O balcão único facilitará consideravelmente a expansão além fronteiras das empresas emergentes europeias, o que, por sua vez, contribuirá para gerar crescimento e emprego”, comentou Algirdas Semeta, comissário responsável pela Fiscalidade e União Aduaneira.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!