Marketing: China cresceu 8,4% num só trimestre

Abril 5, 2012 by  
Filed under Notícias

A economia chinesa cresceu 8,4% no primeiro trimestre de 2012. Foi o que anunciou esta terça-feira um vice-ministro da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Zhang Xiaoqiang.

Apesar de registar um crescimento assinalável, trata-se, na verdade, de um abrandamento de 0,5 pontos percentuais em relação aos últimos três meses de 2011, nota a Lusa.

Ainda assim, esta expansão do Produto Interno Bruto chinês está acima da meta de 7,5 por cento apontada para o conjunto do ano pelo primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.

Antecipando parte dos indicadores económicos que o Gabinete Nacional de Estatísticas da China divulgará no próximo dia 13, Zhang Xiaoqiang disse também que a inflação no primeiro trimestre de 2012 foi de 3,5%, menos 1,9 pontos percentuais que a média do ano passado.

Aqueles valores correspondem a «resultados preliminares alcançados por um instituto de investigação», afirmou o vice-ministro da Comissão de Desenvolvimento Nacional e Reforma num forum realizado na Ilha de Hainan, sul da China.

A China é a segunda maior economia do mundo, a seguir aos Estados Unidos, e o seu Produto Interno Bruto cresceu em média 9,9% ao ano ao longo das últimas três décadas.

Mas em 2011, o crescimento chinês abrandou para 9,2% e para 2012, a meta apontada pelo governo foi a mais baixa do género indicada nos últimos sete anos.

«Internacionalmente, o caminho para a recuperação económica global será tortuoso, a crise financeira global está ainda em evolução e alguns países terão dificuldade em aliviar rapidamente a crise da dívida soberana», disse na altura o primeiro-ministro chinês.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!