Marketing: Portugueses são os que mais gastam em comida após os espanhóis

Abril 12, 2012 by  
Filed under Notícias

Numa altura em que Governo pretende avançar com um novo imposto sobre o comércio de alimentos que ameaça refletir-se nos preços, dados oficiais mostram que os consumidores portugueses são, a seguir aos espanhóis, os que mais gastam em comida e bebidas em toda a zona euro.

Dito de outra forma, os portugueses serão dos mais prejudicados pela medida que onera os supermercados, hipermercados e grossistas, já que, garantem várias vozes do sector alimentar, os consumidores vão, “muito provavelmente”, sentir o impacto. Isto é, muitas lojas e cadeias de distribuição vão tentar passar esse custo adicional.

A ministra que tutela esta área, Assunção Cristas, promete que a taxa vai ser “pequena”, embora não revele o seu valor nem a base de incidência.

Segundo os dados do Eurostat, relativos aos cabazes de consumo nacionais em 2012, que servem para calcular a inflação, em Portugal a alimentação leva cerca de 16,6% do total de rendimento reservado aos gastos de consumo. É o segundo maior peso entre os 17 países da zona euro. Espanha está ligeiramente à frente, com 17,3% do total. A média da zona euro é 13,9%.

Em média, os povos dos países mais pobres (porque ganham menos) dedicam uma parte maior do seu rendimento à compra de bens essenciais, como a comida. O país com maior peso da alimentação no cabaz do consumo é a Roménia (29,7% do total), que é da União Europeia, mas não pertence à moeda única.

Os luxemburgueses são os que dedicam menor porção do rendimento para alimentação (9,4%). Reino Unido, Holanda, Áustria e países escandinavos também estão entre aqueles em que o consumo de alimentos menos pesa no cabaz de gastos.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!