Marketing: Man. United ainda é o clube mais valioso

Abril 20, 2012 by  
Filed under Notícias

O Manchester United continua a ser o clube de futebol mais valioso do mundo, segundo a revista “Forbes”. A publicação norte-americana divulgou a lista dos 20 emblemas mais valiosos, da qual não fazem parte portugueses.

As cinco equipas que valem pelo menos 764 milhões de euros (Manchester United, Real Madrid, Barcelona, Arsenal e Bayern Munique) atingiram, no mínimo, os oitavos de final da Liga dos Campeões da época passada.

Os “red devils”, que têm sido o clube de futebol mais valioso todos os anos desde que a “Forbes” começou a fazer avaliações para o desporto em 2004, valem 1704 milhões de euros, 20% mais que no ano passado.

Além disso, a “Forbes” avalia a base de fãs do Manchester United, a nível global, em 330 milhões. Este valor faz com que seja a equipa mais valiosa em qualquer desporto, mais ainda do que os New York Yankees, da MLS, e os Dallas Cowboys, da NFL.

Os segundo e terceiro desta lista são os dois maiores clubes espanhóis. Real Madrid e Barcelona encurtaram distâncias para o clube inglês. Os patrocínios, receitas de transmissão e as boas campanhas europeias nos últimos anos são os principais fatores para essa aproximação ao primeiro lugar do ranking da “Forbes”.

A lista da revista tem por base o estudo da Deloitte “Money Football League” (que analisa a capacidade de gerar receitas e considera o Real Madrid a equipa mais rica do mundo), e junta aos parâmetros de avaliação a revisão de documentos financeiros e a opinião de especialistas na área económico-desportiva.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!