Inovação: iLab. Pensar a inovação em laboratório

Abril 27, 2012 by  
Filed under Notícias

Uma sociedade de advogados, uma multinacional tecnológica, uma grande empresa de serviços, um gigante de café. A diversidade transforma esta reunião num espaço mais rico em troca de ideias e experiências sobre inovação. Bem-vindos ao Innovation Lab, a mais recente criação da Universidade Católica.

Na mesma sala – e no mesmo projeto – juntam-se professores, gestores, advogados, economistas mas, sobretudo, observadores. E pessoas que, em comum têm o desafio de trabalharem em grandes empresas e de, todos os dias, serem confrontadas com a necessidade de inovar para diversificar os seus produtos e captar novos clientes.

“Inovação é acrescentar valor aos clientes finais e aos serviços se a inovação for ao nível do processo, interna. Melhorar um processo para produzir de forma mais barata, mais rápida, com mais qualidade. Acrescentar valor.”, explica Pedro Oliveira, fundador do iLab.

A primeira sessão contou com sete empresas – as fundadoras. No meio das apresentações, perceberam-se dificuldades comuns, mesmo em setores que aparentemente nada teriam a ver uns com uns outros.

“Isto também é muito um espaço de networking. A partilha das experiências das empresas acaba por ser benéfica para elas: obviamente não estão aqui para aprender connosco, não é nada essa a perspetiva. Estamos aqui para aprender uns com os outros. A empresa A já teve um problema que a empresa B conseguiu resolver. Sendo que podem ter empresas distintas, de áreas completamente diferentes.
Frequentemente indústrias completamente distintas, conseguimos ver que é boa esta interdisciplinaridade, haver esta partilha de ideias.”

O projeto inclui ainda uma newsletter que funciona como objeto de divulgação. A ideia é multiplicar o número de ações e aumentar, ainda que pouco, a rede de empresas participantes. “Consideramos alargar mas, para sermos realistas, não vamos crescer para já. Porque quando as coisas crescem muito não conseguimos trabalhar de uma forma sustentada com todas as empresas. E, nesta fase, queremos que as relações com as empresas sejam todas muito boas e, por isso, vamos tentar crescer mas de forma sustentada e faseada.”, acrescenta Pedro Oliveira.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!