Inovação: A melhor equipa para o seu negócio, o exemplo de José Mourinho

Maio 13, 2012 by  
Filed under Notícias

Quando perguntaram a Drogba o que tinha aprendido com Mourinho, “se técnica ou tática”, o jogador respondeu que “nenhuma das duas”. O que aprendi com Mourinho foi não tolerar a derrota. Eu era um jogador. Depois de ter sido treinado por Mourinho, passei a guerreiro. Ele contaminou toda a equipa com essa vontade de vencer”, explicou o jogador de futebol.

“Um bom gestor não é garante de um bom líder”, explica o professor da Universidade Católica Portuguesa, Fernando Ilharco. O professor estudou o modelo de liderança – e de negócio – de José Mourinho, treinador português internacionalmente conhecido e que é um exemplo mundial na área da liderança.

Na maior parte dos casos, acredita Fernando Ilharco, um líder nasce da junção entre trabalho e ambição, visão, ambição e poder de atração. José Mourinho é um exemplo dessa liderança. A formação de uma equipa empresarial passa pelos mesmos princípios e, ao contrário do que se possa pensar, um grupo não é uma equipa. “Segundo Mourinho, o melhor profissional é o mais novo, mais pobre e mais ambicioso”, explica o professor. Daí que o treinador do Real Madrid insista em dizer que a melhor equipa com que trabalhou era a do Porto, em 2002, “com pessoas sem créditos firmados mas que são óptimos para uma equipa.”

Para vencer, a equipa depende dos seus elementos. “É necessário experiência e ponderação. E uma estrela. Mas só com estrelas não ganhas nada.”, explica o professor da UCP.

Fernando Ilharco adianta ainda que o melhor ambiente para uma equipa é o que é desequilibrado, insatisfeito e em estado de grande e constante tensão criativa. “A empresa tem que transformar alguma coisa no mundo e em nós. Se não acordar todos os dias obcecado e focado, não resulta. A equipa deve trabalhar como um puzzle, falando muito e conhecendo as capacidades e qualidades de cada um. Parte do trabalho da equipa é potenciar as qualidades de cada elemento, sabendo exatamente as suas qualidades.”, conclui.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!