Inovação: Comportamento do Consumidor

Maio 13, 2012 by  
Filed under Notícias

A excelência no atendimento, a qualidade dos produtos e serviços, o pós venda, já não constituem mais um diferencial, e sim, o mínimo necessário para a sobrevivência das empresas. Sem estes itens, impossível manter-se ativo dentro de um mercado altamente competitivo.

Diante de inúmeras inovações surgidas no mercado, analisar o comportamento do consumidor pode ser uma tarefa difícil. Entender o que o consumidor deseja implica em avaliar as mudanças ocorridas nos vários segmentos e a aceitação dos públicos diante destas transformações.

O certo é que ninguém mais consome o “trivial”, aquele básico de anos atrás já não satisfaz mais o cliente. Hoje o que eles querem é um certo diferencial, que em muitas das vezes nem eles mesmos sabem o que significa.

A excelência no atendimento, a qualidade dos produtos e serviços, o pós venda, já não constituem mais um diferencial, e sim, o mínimo necessário para a sobrevivência das empresas. Sem estes itens, impossível manter-se ativo dentro de um mercado altamente competitivo.

Como explicar o fato de alguns consumidores trocarem de marcas repentinamente, mesmo estando satisfeitos com os produtos/ serviços ? O que influencia neste movimento de mercado ?

Kotler (1998) disserta que o comportamento de compra do consumidor precisa ser monitorado constantemente e que seus hábitos sofrem influências de fatores sociais, psicológicos, pessoais e culturais.

Mudanças de classe social, situação econômica, estilo de vida, aprendizado, grupos de referência e motivação influenciam diretamente no processo de decisão de compra do consumidor.

Mas como as empresas devem se comportar junto a estes fatores ? Quais as melhores estratégias de ação ?

Ao avaliar a relação empresa x consumidor é importante analisar as variáveis de segmentação do mercado, identificando suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades.

Considere também se as competências e habilidades de sua organização estão de acordo com as necessidades do seu segmento. Acompanhe a evolução tecnológica e a mudança de hábitos. Muitas empresas fecharam as portas por não acompanharem as trasnformações do mercado.

Antecipem-se as mudanças. Uma ótima ferramenta é a Inteligência Competitiva, que filtra as informações, identifica as tendências, e forma estratégias que inovam no mercado. Comunique-se eficazmente com seus públicos. Leve a informação certa no momento exato, com mensagens consistentes e de credibilidade.

O perfil do consumidor atual é formado por pessoas que buscam informações e conhecimentos constantemente e que valorizam ações focadas na ética, responsabilidade social e ambiental.

Desmitificar o comportamento do consumidor é um desafio constante, lidamos com emoções, sentimentos, desejos e todos os fatores aqui relatados.

Kotler e Amstrong (2007) comparam o consumidor a uma “caixa preta”, pois carregam em seu histórico de vida, características que fazem dele sujeito único.

Cabe a nós decifrar esta caixa preta, entender seus códigos mais secretos, usando ações que adicionem valor a vida das pessoas.

E não podemos apenas atender aos desejos, mas sim, superar as expectativas. Se fosse assim não existiriam hoje os IPODs e IPADs, que surgiram não para atenderem desejos e necessidades, mas sim para superarem o que o consumidor pensava que era possivel.

Inovação é a palavra chave do mercado, existe sempre “um algo mais” que pode ser feito no seu relacionamento com o consumidor.

Henry Ford em 1914 já previa isto e afirmava “Se eu tivesse perguntado aos meus clientes o que eles queriam, eles teriam dito que queriam um cavalo mais rápido.”

Fonte: Administradores



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!