Marketing: Consegue explicar o seu negócio em 30 segundos?

Maio 14, 2012 by  
Filed under Notícias

Surgiu da necessidade de os escritores de peças de teatro precisarem de apresentar rapida e eficazmente os seus projetos aos encenadores e produtores. O pitch passou da esfera das artes para a das empresas.

Aprenda a apresentar o seu projeto – com sucesso – a quem precisar: fornecedores, investidores, colaboradores e clientes. Nuno Silva, professor da Universidade de Lisboa, explica o essencial de um pitch.

Foque-se no fator diferenciador: Pode ser a equipa, a patente, a marca ou a organização. O pitch deve sempre partir desse elemento-chave que a equipa consegue reclamar como seu, como exclusivo.

Evite palavras qualificativas: “excelência”, “inovação” são opiniões mas não refletem o seu projeto, não são factos. O pitch deve ser factual e indesmentível.

Guarde surpresas: deixe fora do pitch aquelas respostas a perguntas que são inevitáveis e que farão brilhar ainda mais o seu projeto. As perguntas são – também – informação. As respostas podem ser opções e ajudam a equipa a preparar-se. Deixe de fora alguns elementos – propositadamente – e aplique-se na resposta, que suscitará interesse.

Adapte-o à audiência: não faça o mesmo pitch a um business angel e a um futuro colaborador. São pitchs diferentes. Se a audiência for surpresa prepare o pitch com base no tal fator diferenciador.

O projeto é um ser vivo: não deve ser pitch durante três, cinco ou dez anos. Mas não tenha medo de alterar o projeto. Ele é um ser vivo e está em constante formação.

Termine com um pedido de ação: tem um prazo – “eu preciso deste recurso, por este motivo, até esta data”, explica o especialista.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!