Inovação: Como lidar com os erros durante a inovação

Maio 20, 2012 by  
Filed under Notícias

Todos sabemos que para alcançar o sucesso é preciso inovar. Se pensarmos um pouco mais a fundo sobre esse assunto, iremos perceber que no caminho desse objetivo iremos errar, e muito. Não há como saber a reação das pessoas sobre suas ideias, se irão amar, odiar, divulgar ou negligenciar. Então, para inovar, é preciso abraçar a ideia dos riscos e saber como bancá-los.

Muitas pessoas acham que os grandes inventores são pessoas geniais, que simplesmente imaginam e fazem acontecer. Grande engano. Os maiores inovadores sabem valorizar seus erros, de maneira que, para eles, errar não é sinônimo de fracasso e sim de aprendizado.

Para nós, profissionais e sonhadores, esse é um dos maiores desafios: encarar cada etapa no processo da inovação sem pensar na “balança” de erros e acertos, e sim no quanto já foi aprendido e caminhado. Nossos erros não são atrasos e sim passos dados em direção ao objetivo final.

Para lidar com os erros é necessário tempo e paciência. Tempo para conseguir absorver tudo o que levou às falhas e paciência para poder concertá-las. Muitas pessoas ficam ansiosas e inseguras porque comparam seus fracassos com os de outras pessoas. Não devemos fazer isso, já que cada um tem uma lição particular para aprender. Seus erros levam a lições que apenas você poderá compreender completamente e aplicar para sua vida.

Não celebre apenas o sucesso, porque dessa forma ele não será verdadeiro – sem falhas não há aprendizado ou inovação. Mas também não corra atrás de desacertos gigantes ou espere que apenas eles o levarão a ser bem sucedido. O importante não são os erros, mas sim como você irá enfrentá-los

Fonte: Universia Brasil



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!