Marketing: Governo lança programa para empreendedores

Maio 24, 2012 by  
Filed under Notícias

O secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional anunciou, ontem, o lançamento, ainda antes do Verão, de um programa que visa estimular o empreendedorismo local, voltado para a valorização dos territórios, no quadro da reprogramação do QREN.

Falando à agência Lusa, à margem da visita que fez a Querença, no concelho de Loulé, António Almeida Henriques afirmou que o futuro programa “Valorizar” visará “desenvolver os territórios numa lógica de criação de valor”, estimulando os investimentos. O programa está a ser pensado no âmbito da reprogramação de investimento para aproveitar os fundos comunitários atribuídos a Portugal no Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) 2007/2013, mas incluirá verbas nacionais.

O “Valorizar” apoiará o lançamento de dinâmicas regionais de desenvolvimento económico “que valorizem os recursos distintivos e de elevada qualidade dos nossos territórios”, afirmou o membro do Governo. “Será um programa assente numa perspectiva de criação de novos negócios e atracção de investimentos, de animação das economias locais e de animação turística”, revelou, sublinhando a importância do empenho das autarquias.

Um dos instrumentos ao serviço do programa será “a disponibilização de um regime de micro-incentivos a projectos de empreendedorismo, de acesso simplificado” e de formação de jovens empreendedores.

O secretário de Estado adiantou à Lusa que, além dos incentivos ao investimento no mundo rural, serão também apoiados pequenos investimentos locais em zonas urbanas de base local. António Almeida Henriques elogiou o programa Querença, iniciado há nove meses, que envolve nove jovens na criação de auto-emprego em projectos de base local. O secretário de Estado disse desejar que “sirva como farol para outros jovens de outros pontos do país”.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!