Inovação: Cinco tecnologias que vão revolucionar os negócios

Maio 26, 2012 by  
Filed under Notícias

Com o crescimento rápidos dos dispositivos móveis, que permitem que as pessoas acessem informações em qualquer lugar, os CIOs terão de se apressar para entregar às áreas de negócios ferramentas online para marketing de produtos e interação com seus consumidores plugados. O recado foi dado por Ray Velez, Chief Technology Officer (CTO) global, da Razorfish, agência digital norte-americana, durante a IT Leaders Conference 2012, que abriu nesta quarta-feira (23/05) em Arraial D’Ajuda, na Bahia.

Ao falar para uma platéia que reúne 100 CIOs de diversos segmentos da economia, Velez observou que os sistemas computacionais estão crescendo mais rápido que a sociedade. Ele deu o exemplo do aumento exponencial do iPad em tão pouco tempo: do sistema operacional Android, que atualmente é  mais usado em dispositivos móveis; e do console XBox da Microsoft, que foi um dos devices mais vendidos nos últimos dois anos.

José Martinez, CEO da Razorfish para a América Latina, acrescenta que no atual cenário cada produto e serviço ganhará uma componente digital. Porém, as empresas precisam entender os novos conceitos de marketing online e compreender como funcionam os canais online.

Tecnologia é fundamental para ter êxito no mundo moderno”, afirma Martinez. Ele observa que atualmente marketing e tecnologia estão se juntando dentro das companhias para oferecer a melhor experiência aos clientes.

Para ajudar as companhias nessa caminhada, Velez apresentou o estudo “The Razorfish 5”, conduzido pela Razorfish que mostra cinco tecnologias que irão transformar negócios nos próximos cinco anos. Veja a seguir quais são:

1- Near-Field Communications (NFC)

Os chips baseados nessa tecnologia de comunicação estarão presentes em pouco tempo na maioria dos dispositivos móveis, permitindo que os consumidores paguem contas pelo celular e acessem inúmeras aplicações.

Velez citou por exemplo a BMW, que implantou NFC em seus carros para que os motoristas controlem em seu smartphone informações como abastecimento de combustível e problemas mecânicos do automóvel. Segundo Velez, o NFC é a evolução do RFID e o “wave” (ato de agitar o celular na frente de uma máquina ou serviço para ativar o NFC) é o novo click. Para Velez, os celulares como meio de pagamento para tudo estão no ápice das mudanças corporativas.

2- Interfaces revolucionárias

Depois que a Apple popularizou no mercado a tecnologia sensível ao toque, houve uma revolução no mundo das interfaces e  o iPad está para tornar-se a quarta maior categoria de eletrônica de consumo do mundo A indústria apresentará outras formas de o consumidor interagir com as telas e poder acessar diversos serviços. O CTO da Razorfish destaca que as telas podem melhorar a experiências dos clientes das empresas.

3- Serviços digitais abertos
A Best Buy, varejista norte-americana de produtos de informática, já oferece catálogos digitais com APIs (interface de aplicações abertas). O Facebook também seguiu esse caminho e ganhou mais seguidores depois que passou a compartilhar suas aplicações. Uma API aberta, diz Velez, funciona como um baralho de cartas que, por conta de ser aberto, pode ser usado para diferentes jogos com o mesmo deck, bastando para isso mudar as regras de uso das cartas.

4- Big Data
Com o crescimento do volume de dados dentro das companhias, as empresas terão de buscar ferramentas para gerenciar e peneirar suas montanhas de informações. Revez conta que companhias como Amazon, Google e Yahoo fazem a gestão de suas grandes bases de dados com grande velocidade porque se apóiam em tecnologias robustas de Big Data. Ele mencionou a tecnologia Hadoop, de código aberto, usada pelo Yahoo.

5- Cloud computing
A contratação de serviços na nuvem vai permitir que as companhias façam coisas mais rapidamente. Ele dá o exemplo dos serviços de gerenciamento de e-mail, hoje oferecido por provedores como a Amazon.

O executivo constata que muitos CIOs têm resistência a esse modelo por causa da segurança. “É um grande desafio a migração do modelo tradicional para a web”, reconhece.

Fonte: Computerworld



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!