Inovação: Robô vai simplificar exames médicos à distância

Junho 8, 2012 by  
Filed under Notícias

Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver um sistema de tele-ecografiacom recurso a um robô, que promete inovar a forma como estes procedimentos médicos à distância são feitos atualmente.

 “A ideia é simplificar este tipo de exames substituindo o assistente, necessário nestes casos, por um robô diretamente controlado pelo médico como se estivesse junto do paciente”, explica Luís Santos, um dos investigadores. O robô será manuseado pelo clínico através de um joystick. O terapeuta precisa apenas de um computador e uma ligação à Internet para efetuar o procedimento.

“Com este sistema um médico localizado em Coimbra pode fazer um exame a um paciente localizado em Trás-os-Montes e cinco minutos depois realizar outro exame a um paciente localizado em África, sem que o médico saia do seu local de trabalho ou que os pacientes se desloquem até ele”, exemplifica o estudante de doutoramento do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da FCTUC. Esta nova invenção vai permitir reduzir a distância entre terapeuta e paciente e facilitar o acesso de populações remotas a serviços de especialidade médica a que normalmente não têm acesso.

O projeto que alia a robótica à medicina já foi testado a partir de Paris mas só deverá estar concluído nos próximos dois anos.

Fonte: Tecnologia



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!