Inovação: Cientistas criam tecido “invisível” que conduz eletricidade

Junho 13, 2012 by  
Filed under Notícias

Cientistas da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, criaram um tecido tão fino a ponto de ser invisível a olho nu, algo que poderia revolucionar o mundo da tecnologia. Isso porque o material tem um alto poder de condução de eletricidade.

Batizado como GraphExeter, o tecido é transparente e foi feito com o uso de máquinas de última geração. A invenção é feita a partir de grafeno, um tipo de carbono que no futuro pode substituir o silício.

O material poderá ser usado em produtos com a tecnologia “touch screen”, como as telas de smartphones e tablets, que são operadas com o dedo. O cientista Tom Bointon explica que, por ser transparente, o condutor requer menos energia para transmitir as imagens.

Inovador, o tecido ultrafino é considerado pelos pesquisadores como o material transparente mais eficiente para a condução de eletricidade. Saverio Russo, um dos criadores, compara o GraphExeter a uma lasanha.

“Em vez de massa, a invenção usa várias camadas de grafeno. E no lugar de presunto, são inseridas moléculas condutoras que ganham e perdem elétrons”, diz o pesquisador.

Em forma de spray, o GraphExeter poderá ser aplicado sobre janelas e espelhos, criando “revolucionárias superfícies inteligentes”, dizem os cientistas.

Fonte: Terra Brasil



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!