Inovação: Empresas jovens impulsionam a economia

Junho 19, 2012 by  
Filed under Notícias

O centro grego dos maníacos dos computadores é um espaço muito branco, luminoso, brilhante, na principal rua comercial de Atenas, mobilado com secretárias baratas e cadeiras do Ikea e uma máquina de café cara e muito utilizada. Aqui, ninguém desanima. No coLab pode ter-se uma secretária, banda larga e todo o café que se conseguir beber por 10 euros por dia ou por 140 euros por mês. Ou pode alugar-se um pequeno escritório por um pouco mais de dinheiro.

Algumas das cerca de doze “startups” aqui instaladas são líderes mundiais na sua área. A BugSense, por exemplo, apesar de ter sido criada há cerca de um ano, é usada por mais de 4500 empresas de telemóveis em todo o mundo para rastrear e analisar os relatórios de falhas das suas aplicações. Recentemente, recusou uma oferta de compra no valor de um milhão de libras [1,24 milhões de euros]. Outras, já saíram do coLab, nome por que este espaço é conhecido.

A TaxiBeat, uma aplicação móvel que permite aos motoristas de táxi anunciarem onde estão e aos passageiros chamá-los, dobra o volume de negócios de dois em dois meses e está a expandir-se para a América Latina e para a Escandinávia.

São ideias gregas, lançadas por jovens empresários gregos; a maior parte deles tem um doutoramento ou um mestrado naquilo a que poeticamente se chama o triângulo Internet-móvel-software.

“É um fenómeno completamente novo”, diz Andreas Constantinou, da VisionMobile, que analisa a indústria das telecomunicações móveis. “A Grécia sempre teve mentes brilhantes mas, durante muitas gerações, ser funcionário público era o único objetivo. O ordenado era bom, o emprego era para a vida, reformavam-se cedo. Mas deixou de ser assim. E as novas tecnologias – as aplicações móveis – permitem que as pessoas concretizem as suas ideias.”

Fonte: Expresso


Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!