Marketing: Ikea vai produzir televisões para incorporar no mobiliário de sala de estar

Junho 21, 2012 by  
Filed under Notícias

A cadeia de retalho de mobiliário sueca anunciou que vai começar a vender televisões integradas em armários com colunas e leitores de DVD. Com este lançamento, o Ikea entra num mercado de 250 milhões de televisores.

O Ikea decidiu passar a vender televisões integradas em peças de mobiliário para integrar a diversidade de aparelhos electrónicos que povoam a generalidade das salas de estar. O novo modelo de mobiliário, chamado Uppleva (de “experiência”, em sueco), vai integrar os diferentes aparelhos e está preparado para esconder os cabos electrónicos.

A ideia surgiu por sugestão dos próprios clientes, que tinham dificuldade em fazer condizer os móveis com os aparelhos da sala. Os móveis começarão por ser vendidos em Estocolmo, Berlim, Milão, Paris e na cidade de Gdansk, na Polónia.

“Recebemos bastante ‘feedback’ sobre o mobiliário da sala de estar de que era difícil combinar os aparelhos com o mobiliário”, disse Magnus Bodesson, gestor de um conjunto de lojas da cadeia em Estocolmo, à Bloomberg. “As pessoas achavam que os aparelhos electrónicos não condiziam com o estilo do mobiliário, que existiam demasiados comandos, demasiados cabos e por ai fora”, disse.

A linha de mobiliário tem um nome que deriva da palavra sueca para “experiência”, diz a agência noticiosa. O conjunto de mobília e televisão poderá ir equipado com televisores de quatro dimensões diferentes. A mínima é de 24 polegadas (aproximadamente 70 centímetros) entre os dois vértices mais afastados do ecrã e as dimensões estendem-se até às 46 polegadas (117 centímetros).

A fabricante dos televisores e dos sistemas de som integrados nos móveis é a TLC, que tem sede em Hong Kong, e que foi incluída no processo de desenvolvimento desde muito cedo, segundo o Ikea. “Se se comprar uma televisão branca no mercado, hoje, vai ficar-se com um branco que é muito diferente do [branco do resto do] mobiliário. Aqui temos um enquadramento perfeito”, disse um responsável do Ikea.

A cadeia de retalho criada há 70 anos por Ingvar Kamprad notabilizou-se por vender mobiliário que as pessoas transportam até casa e que montam sozinhas, com recurso a manuais de instruções, e por desenvolver soluções de poupança em todas as fazes da cadeia de produção e distribuição. Mas fê-lo sem descurar o “design” dos móveis, permitindo a proliferação da decoração escandinava.

O fundador líder do grupo de mobiliário disse que, com este lançamento, não pretende entrar numa nova área de negócio. “Não estamos a entrar no negócio da electrónica. Esta é uma forma nova de trabalhar que integra a electrónica no mobiliário”, concluiu.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!