Marketing: Sua vida (e seu futuro) pode estar no Google

Junho 23, 2012 by  
Filed under Notícias

Experimente procurar por seu nome completo, de preferência entre aspas, no buscador Google. O resultado pode revelar muito sobre sua vida, desde a participação em redes sociais até sua formação escolar.
Essa pesquisa, simples é rápida, está ganhando cada vez mais força nas empresas na hora de contratar funcionários. “O que a internet revela sobre nós pode influenciar, e muito, em nossa vida profissional”, garante Tatiane Souza, diretora da empresa de RH Gente Mais.
A pesquisa pode mostrar, por exemplo, nossas opiniões e qual o nível de nosso senso crítico, através de nossa participação em blogs e fóruns de discussão. Até um comentário deixado no portal do BOM DIA pode ser localizado.
Com base nisso, as empresas verificam se o candidato é indicado para a vaga. “Quem procura um cargo de relações pública, por exemplo, precisa mostrar que é bem articulado na rede e que possui vida social”, afirma Tatiane.
Apesar de não utilizarem a pesquisa na internet como fator primordial para a contratação, ela pode ser utilizada para dar aquele empurrãozinho a mais: seja para a conquista da vaga ou para o “obrigado, mas você não se adequa a empresa”. “Na dúvida entre duas pessoas, escolhemos a que se sai melhor em mídias sociais”, afirma Patrícia Sanches, editora-chefe de Web da editora Alto Astral. Ela garante que a empresa não verifica o comportamento da pessoa na rede, mas sua facilidade em manuseá-la.
Durante a seleção para contratação da estagiária Soraia Alves, 23 anos, por exemplo, verificou-se que a candidata participava ativamente de redes sociais e possuía até um blog. Mas havia um problema: ela escrevia sobre música indie, e o cargo era voltado ao gênero sertanejo. O que poderia ser um problema tornou-se um ponto positivo: o blog revelou que Soraia era competente e ela foi contratada.
Sucesso
A dica básica para se dar bem na internet é a moderação, potencializando os pontos fortes e minimizando os fracos. Tudo isso, entretanto, sem cometer excessos. A exposição excessiva da vida particular, por exemplo, deve ser evitada. “Uma vez pesquisamos o perfil de um candidato e encontramos uma discussão, com xingamento, entre ele e familiares”, diz Tatiane. Para isso, uma das dicas é deixar as redes sociais restritas para visualização de amigos.
Entretanto, moderação não pode ser confundida com desaparecimento. “É preciso aparecer na internet, mostrando que você tem um diferencial em relação aos outros candidatos”, explica Tatiane.
Para isso, a reportagem traz ao lado algumas dicas para se dar bem e evitar vexames na hora do emprego. Uma delas é mostrar que está bem informado e contar suas experiências sobre o tema no portal do BOM DIA.
Dicas de como agir
1 – Estar presente na internet, mostrando suas qualidades
Quando alguém realizar a busca de nosso nome, deve encontrar pelo menos algumas informações sobre você. Ser um “anônimo” é uma das piores coisas.
2 – Participar de fóruns de discussão e blogs com visão crítica
Diversifique os comentários. Em vez de ficar falando apenas sobre amigos ou famílias, procure expor seu ponto de vista sobre temas do cotidiano. Entretanto, fique atento na hora de comentar, para não “falar bobagens”.
3 – Atualizar informações profissionais ou de formação escolar
Procure criar um perfil no Linkedin, uma rede social específica para trocas profissionais. Além disso, divulgue suas qualidades nas demais redes (como facebook, twitter e orkut). Mas atenção: as informações devem estar sempre atualizadas, senão podem  atrapalhar e não ajudar.
4 – Ficar atento ao perfil e características do emprego desejado
Alguns cargos requerem qualidades específicas na internet. Por exemplo: alguém de Relações Públicas necessita ser bem relacionado nas redes sociais
5 – Exponenciar os pontos fortes e diminuir os fracos
Se souber falar vários idiomas, deixe comentários em fóruns de outros países ou compartilhe sites estrangeiros. Isso valoriza seu perfil profissional.
Dicas do que evitar
1 – Não expor sua vida pessoal de maneira exacerbada
Seus comentários podem ser vistos não apenas por amigos e parentes, mas também por seu atual ou futuro chefe. Pense duas vezes antes de expor sua vida íntima para o olhar dos demais.
2 – Cuidado com as brincadeiras de mal gosto na rede
Algumas piadas podem ofender seu chefe e colegas, sejam eles atuais ou futuros. Brincadeiras envolvendo comentários de etnias, religião ou opção sexual, por exemplo, podem expor um preconceito indireto de sua parte.
3 – Não revele problemas ou desabafos profissionais
Os tradicionais comentários em tom de brincadeira pedindo o descanso no  final de semana devem ser moderados, para não dar a entender que você está descontente com o trabalho. Reclamar do chefe ou dos colegas na rede, então, nem pensar.
4 – Não exponhas em rede os seus pontos fracos ou dificuldades
Comentários como “a língua inglesa é igual a russa, não entendo nada” podem parecer engraçados, mas mostram sua deficiência no idioma.
5 – Não se torne um anônimo na rede, é preciso aparecer
Se você pesquisar por seu nome no google e não aparecer nada de interessante, será preciso acender o sinal de alerta e mudar suas atitudes na rede.
Até empresas precisam estar atentas à web
Não são só os funcionários que necessitam ficar atentos sobre as revelações que a internet pode trazer sobre seus comportamentos, qualidades e defeitos. “As empresas também precisam se atentar sobre sua presença na rede”, alerta Gustavo Ferreira, coordenador de mídias sociais da empresa Triada, que atua em web marketing e gestão de processos.
A mesma experiência citada na matéria ao lado pode ser repetida no âmbito empresarial. Muitos pessoas, seja  antes de adquirir um produto ou procurar emprego, pesquisam o histórico da empresa através do google.
Essa pesquisa pode revelar desde o site da empresa até reclamações de consumidores feitas nas redes sociais. Por isso, é necessário uma atuação eficaz da empresa na rede. Mas, é claro, com cautela. “Não adianta criar um perfil no Facebook e ficar apenas divulgando produtos”, orienta Gustavo. Ele diz que, em se tratando das redes sociais, o ideal é agregar a propaganda institucional com informações relevantes para o consumidor.
Além disso, é necessário ter conhecimento mínimo de cada uma das principais redes sociais (twitter, Facebook e Orkut). O Facebook, por exemplo, não permite que seja criado um perfil para pessoa jurídica. Assim, a empresa deve criar uma “página” na rede.
Entretanto, apesar dos benefícios da presença na internet, a regra básica é saber se a empresa está preparada para entrar de cabeça no mundo virtual. “Não adianta criar diversos perfis em redes sociais ou sites e deixá-los desatualizados por muito tempo, pois dá a sensação de amadorismo”, ressalta Gustavo.
Fonte: Diário de São Paulo


Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!