Marketing: Filhos agravam orçamento das famílias portuguesas em 60%

Junho 27, 2012 by  
Filed under Notícias

Inquérito do INE mostra que ter crianças a cargo é mais caro do que há cinco anos atrás.

As famílias com filhos gastaram em 2009 mais 60% do que as que não têm crianças a cargo e esta diferença está a agravar-se. Depois de acabar o programa de ajuda a Portugal, o Governo quer avançar com medidas fiscais que tenham em conta a dimensão do agregado familiar.

A conclusão consta do Inquérito às Despesas das Famílias feito em 2010/2011, divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este inquérito, que é feito a cada cinco anos, tem como base os rendimentos e despesas das famílias portuguesas em 2009, o primeiro ano de recessão económica da actual crise.

“A despesa total anual média dos agregados com crianças dependentes (26.775 euros) era cerca de 60% superior à dos agregados sem crianças dependentes (16.705 euros)”, refere o INE. Cinco anos antes esta diferença era menor, ficando pelos 50%.

A diferença de gastos entre as famílias com filhos e as que não os têm é evidente em todos os tipos de despesa, apenas com excepção dos gastos com saúde. Nos gastos com ensino é onde essa divergência é mais notória, com as famílias com crianças a gastarem dez vezes mais. No caso de despesas com vestuário e calçado, lazer, distracção e cultura e transportes, as diferenças chegam ao dobro.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!