Marketing: Telemóveis, 22% das pessoas usam a georefenciação para encontrar amigos

Junho 29, 2012 by  
Filed under Notícias

Uma em cada oito pessoas estão dispostas a partilhar a sua localização com as marcas em troca de um alerta de promoção ou ofertas especiais no seu telemóvel.

A conclusão é do estudo Mobile Life, da empresa de estudos de mercado TNS realizado em 58 países, entre os quais Portugal. O interesse dos utilizadores em ser abordados pelas marcas com publicidade aumenta se lhes der uma oferta no local onde se encontram, algo destacado por 21% dos inquiridos.

O Mobile Life revela o crescimento dos serviços de georefenciação com recurso aos terminais móveis, sendo os mesmos utilizados por 19% dos inquiridos a nível mundial. Uma adesão que tem potencial de crescimento já que 62% das pessoas que ainda não usam esse tipo de serviços demonstram vontade de o fazer em breve.

“Esta tendência mundial de georeferenciação está também refletida em outras atividades, com 13% dos utilizadores das redes sociais a registarem-se através de plataformas como o Foursquare ou Facebook Places – revelando um crescimento de 50% em 2011 face ao ano anterior”,  realça o estudo.

Obter informação de navegação (mapas ou GPS) é o serviço de georeferenciação mais popular: 46% dos inquiridos diz usá-lo e 25% dos  usa o serviço de georeferenciação nos seus telemóveis como uma alternativa ao GPS do carro.

Mas há outros serviços que estão a ganhar terreno junto dos utilizadores, sobretudo, para enriquecer a sua vida social.  Encontrar pontos de interesse na área onde se encontram (33%) ou restaurantes e locais de entretenimento (26%) são outras utilizações populares para este serviços. Sendo que 22% usa estes serviços para encontrar amigos que estejam nas redondezas.

Consultar horários de transportes públicos (19%) e chamar táxis (8%) são outros das utilizações mais populares.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!