Marketing: Como encontrar trabalho nas redes sociais

Julho 9, 2012 by  
Filed under Notícias

Cada vez mais caça-talentos e recrutadores recorrem às redes sociais para encontrar candidatos. É por isso importante ter os seus perfis e contas perfeitamente actualizados, ou pelo contrário, bloquear o acesso a estes e criar perfis novos, caso revelem partes da sua vida pessoal que pretenda manter em privado.

O Twitter pode ser uma ferramenta muito útil para procurar um novo emprego, como explica Nisa Chitakasem no seu livro “125 chaves para encontrar trabalho no Twitter”, conta o Expansíon.

– Chitakasem recomenda usar a nossa biografia para explicar muito bem o que se deseja na carreira profissional e o que temos para oferecer a um possível empregador. Também considera fundamental twittar com regularidade (várias vezes ao dia), porque caso contrário “é mais complicado construir certas relações com os seguidores e podem-se perder oportunidades que o Twitter oferece como ferramenta para procurar emprego”.

– É essencial inspirar confiança, e assim mentir online gera uma sensação de falsa modéstia ou de identidade falsa. Katie Ledger do LinkedIn, considera que “ser genuíno tem muitas vantagens”, mas um dos pilares de uma identidade digital sólida e verdadeiramente efectiva baseia-se na verdade. É importante trabalhar e criar uma imagem, sem nos esquecermos de ser fiéis aos nossos princípios e valores.

– Chitakasem também recomenda “pensar de um modo expansivo acerca do que se deve seguir”. As possibilidades incluem peritos ou bloggers no campo de actividade em que nos movamos; portais de emprego; publicações que incluam alertas de notícias, peritos em desenvolvimento de carreira e coaching; caça-talentos e profissionais do recrutamento; associações de alunos, escolas de negócios ou potenciais empregadores, pessoal dos recursos humanos que esteja a contratar e as chamadas “pessoas chave”, que são pessoas que não se conhece e que nunca se viu, mas a sua relevância implica que o contacto vai servir para aprender acerca de um determinado sector, compreender a estratégia e visão de certas empresas e o que significa trabalhar nelas.

– Destacar os traços mais importantes da sua personalidade e cuidar da informação do perfil. Crie uma página de entrada interessante para os novos perfis do Facebook. Cuidado com as opções de privacidade, já que certo tipo de informação pessoal publicada pode vir a prejudica-lo nos processos de selecção de pessoal.

– Aproveite os posts do seu blogue e as aplicações como SlideShare ou o perfil do My LinkedIn.

-Use os hashtags do Twitter para encontrar ofertas laborais e oferecer os seus serviços profissionais. Estes são alguns exemplos: #trabalho, #ofertatrabalho#, laboral e #emprego. Pode também usar a ferramenta Hashtagify.me para explorar os hashtags mais interessantes, manter-se atento aos eventos mais importantes do seu sector ou participar em conversações onde pode vir a dar-se a conhecer.

– Ligue-se aos headhunters através das suas contas de Twitter.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!