Marketing: Economia chinesa vai crescer 8% este ano

Julho 16, 2012 by  
Filed under Notícias

A segunda maior economia do mundo deverá crescer 8% em 2012, após mais de dois anos de contínuo abrandamento, assinalando a entrada da China numa era de “crescimento moderado”, indicou hoje um perito chinês.

“A China está a mudar o seu padrão de desenvolvimento, de um rápido crescimento económico para um crescimento moderado”, disse Yu Bin, diretor-geral do Departamento de Investigação Macroeconómica de um centro de estudos do Conselho de Estado (o executivo do Governo chinês).

Durante as últimas três décadas, a economia chinesa cresceu em média 9,9 por cento, mas tem vindo a abrandar desde 2010.

Em 2011, o PIB cresceu apenas 9,2 por cento e no primeiro trimestre deste ano abrandou para 8,1 por cento.

Os indicadores do segundo trimestre, previsivelmente ainda mais baixos, serão divulgados na próxima sexta-feira de manhã (hora local) pelo diretor do Gabinete Nacional de Estatísticas da China.

“O crescimento vai recuperar no segundo semestre e a previsão para o conjunto do ano é de oito por cento de crescimento”, afirmou Yu Bin.

“No futuro, o crescimento estabilizará nos sete/oito por cento, o que apesar do declínio, é ainda um alto ritmo de crescimento”, acrescentou.

Entre as razões associadas ao “declínio”, Yu Bin destacou a crise da dívida soberana na União Europeia e a “turbulência financeira internacional”, que provocaram uma queda nas exportações chinesas.

A União Europeia e os Estados Unidos são os maiores parceiros comerciais da China.

Yu Bin realçou também que a China está a “encorajar o consumo interno para manter o crescimento”, passando a depender menos do aumento das exportações e transferindo parte das indústrias das províncias do litoral para o interior, onde “algumas regiões estão a crescer mais de 10 por cento”.

A China tornou-se em 2010 na segunda maior economia mundial, ultrapassando o Japão, e é igualmente a primeira exportadora, à frente da Alemanha.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!