Inovação: Por que as organizações não inovam ?

Julho 19, 2012 by  
Filed under Notícias

“Se eu tivesse perguntado às pessoas o que queriam, elas teriam respondido: cavalos mais rápidos“. Henry Ford.

Penso que se a administração é mesmo uma ciência, as organizações nada mais são do que experimentos. Inovar é experimentar algo novo, mudar processos, rotinas, produtos ou serviços. Quando pensamos em inovação, vem logo a ideia de mudança, novas práticas de gestão, um novo modelo de distribuição, criação de um novo produto, e até mesmo criar uma melhor maneira de atender o cliente. Os processos de inovação e de mudança estão interligados; o primeiro não acontece sem o segundo, pois se existir qualquer resistência à mudança, logo não haverá inovação.

Uma invenção pode gerar uma inovação? Sim, na medida que os resultados desta invenção sejam transformados em algo útil e prático para a sociedade. A invenção da linha de montagem na fabricação do primeiro automóvel Ford, foi uma ideia revolucionária, que gerou uma inovação de processo, e mudanças no estilo de administração, produção e marketing.

Inovação e empreendedorismo também estão interligados. Henry Ford, de estilo empreendedor, corajoso e determinado, foi capaz de jogar uma ideia velha fora e criar algo novo para o mercado, os motores movidos à eletricidade ou vapor, levantou recursos financeiros e desenvolveu seu carro modelo “T”, de uma só cor, único modelo, desde que fosse preto, e vendeu mais de 10 mil carros, nos períodos 1908 a 1909. Logo depois, em 1916, a Ford Motor Company produziu 585 mil automóveis.

Ford fracassou algumas vezes, mas não teve medo da mudança, e como ele mesmo dizia:” O fracasso é apenas uma maneira de começar de novo com mais inteligência”. A inovação de Ford provocou mudanças na cultura da sociedade daquela época, onde os automóveis eram vistos com uma certa curiosidade. Mudança significa dizer, fundamentalmente à uma transição que ocorre de um estado para outro. Os estágios do ciclo de vida das empresas (nascimento, crescimento, maturidade e declínio), exigem mudanças e inovações. A organização, na medida que se movimenta ganha estabilidade, e quando se acomoda, permanecendo muito tempo no estágio da maturidade pode perder o equilíbrio, virando uma empresa velha e cansada.

Tudo está mudando rapidamente, a empresa que não inova é uma receita para a morte. A própria estabilidade pode ser um perigo. Pense na decadência de empresas e de produtos que esperaram muito tempo para mergulhar na era digital, a exemplo da Kodak, e do Walkman da Sony.

Na maioria das organizações, os gestores são conservadores, e evitam maiores riscos, não sabendo eles, que a maior ameaça individual ao seu emprego, é o fato de permanecer em seu modelo de negócio de sucesso por mais de um ano. Proprietários e gestores de pequenas e médias empresas costumam dizer:” Em time que está ganhando não se mexe”. Bem pior do que mudar é se acomodar na zona de conforto e levar uma organização à falência.

Fonte: Administradores



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!