Marketing: Saiba como vencer na era digital

Agosto 20, 2012 by  
Filed under Notícias

Com mais de quatro milhões de utilizadores em Portugal, as empresas não podem ignorar o Facebook como uma forma eficaz de comunicar.

Com mais de 900 milhões de utilizadores em todo o mundo, o Facebook é apenas uma das redes sociais que as empresas não podem ignorar. E a influência não pára de crescer. Em apenas dois anos, o número de utilizadores desta plataforma quintuplicou. Mais de metade destes utilizadores fazem ‘login’ todos os dias. Em Portugal cerca de 4,3 milhões de pessoas (40% da população) são utilizadores do Facebook, 27% dos quais têm entre 25 e 34 anos. No topo da lista das empresas com um maior número de seguidores na rede surge a Nike Football Portugal (874 mil), seguida da TMN (575 mil) e da Vodafone Portugal (478 mil) e da Swatch (428 mil).

Um meio de contacto com os consumidores que as companhias, simplesmente, não podem desperdiçar. “Facebook: Not just clicking, but really making connections betwen users and brands”, resume Jiri Voves, ‘partner’ da Socialbakers, uma empresa que se dedica a dar visibilidade às marcar nas redes sociais. Mas atenção que este admirável mundo novo exige uma estratégia. Há que “escolher a métrica correcta para monitorar a visibilidade nas redes sociais, construir conteúdos óptimos para alimentar a vossa presença, garantam que são proactivos e reactivos e utilizar os parceiros e as ferramentas correctas”, revelou Jiri Voves na sua intervenção.

Esta foi apenas uma das personalidades presentes na conferência Verge, The Ogilvy Digital Summit que decorreu no passado dia 6 de Julho da AESE – Escola de direcção e Negócios.

A Nestlé é uma das empresas que está a utilizar a “era digital” para conseguir aumentar a sua presença no mercado. Recentemente criou uma Equipa de Aceleração Digital (Digital Acceleration Team) para colocar a empresa em força nas novas redes digitais. Dirigida por Peter Blackshaw, Global head of Digital & Social Media, um dos intervenientes da conferência, está sempre a criar conteúdos para alimentar a presença da empresa e das suas marcas nas redes sociais. Uma equipa que assegura a monotorização constante de tudo o que é dito na rede sobre a marca, prepara soluções para a gestão da comunidade de seguidores e garante conteúdos de vídeo em tempo real, interna e externamente. Uma equipa que assegura qualidade mundial na formação digital dos futuros líderes.

E não há tempo a perder. “Quando acabares de ler esta frase já vais estar demasiado atrasado”, foi a provocação deixada por Jeremy Brook, responsável pela Digital Marketing Capability & Strategy da Heineken Internacional.

Tempo de fazer
“Mais do que falar, na era digital, é tempo de fazer”. Este foi o mote de mais uma “Verge , The Ogilvy Digital Summit” que decorreu no passado dia 6 na AESE- Escola de Direcção e Negócios. Desde 2006, que entramos na era digital, a “era do All-Ways-on” do “sempre ligados, de diferentes formas, esbatendo-se os limites do espaço e do tempo, do pessoal e do profissional”, explica Eurico Nobre, ‘managing director’ da OgilvyOne Worldwide, Lisboa. “Não é uma tendência, é uma nova realidade”, acrescenta. E como dizia Peter Drucke o “maior risco em tempo de turbulência , não é a turbulência em si, mas agir com base nas lógicas do passado”. O que significa que “há que repensar a organização, tornando-a mais flexível e colaborativa na relação com colaboradores, parceiros e consumidores”, sublinha Eurico Nobre. Uma “mudança que tem mais que ver com atitude do que com processos”. E no “final do dia, a história que conta a sua marca é parte fundamental daquilo que a torna menos ou mais relevante. É o mundo do Brand Entertainment. Que é também o mundo do social CRM ou, como diria David Ogilvy, de como “fazer a caixa registadora tilintar”, rematou Eurico Nobre nas boas – vindas aos participantes.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!