Inovação: 7 tecnologias que você ainda continuará usando em 2030

Agosto 24, 2012 by  
Filed under Notícias

Você se lembra de quando começou a usar a internet? Quais eram os serviços e tecnologias mais comuns naquela época? Certamente, alguns deles ainda estão presentes no seu dia a dia, não importa quanto tempo tenha se passado. Isso acontece porque algumas ferramentas básicas, por mais que exista evolução, permanecem indispensáveis no nosso cotidiano.

Separamos uma lista com sete tecnologias que, certamente, você ainda continuará usando em 2030, ou seja, daqui a quase duas décadas. Embora muita coisa possa mudar na sua vida, desafiamos você a chegar até a próxima década deixando de lado qualquer uma das ferramentas que elencamos a seguir.

Armazenamento local de arquivos

A computação de nuvens já e uma realidade. Muitas pessoas, já optam por armazenar os seus arquivos em servidores remotos, e o número de adeptos dessa modalidade é cada vez maior. Entretanto, por mais que exista evolução, sempre haverá um grande número de pessoas que prefere armazenar tudo localmente mesmo, em um chamado disco “físico”.

O sentimento de posse, de saber que o conteúdo está ali, deixa muitos usuários mais tranquilos do que a sensação de que os arquivos estão armazenados “lá longe”. Além disso, caso alguma coisa errada aconteça com um servidor externo, seus arquivos permanecem intactos se você tiver uma cópia deles em seu disco rígido particular.

Baterias de Lítio-Íon

A procura por uma solução para as baterias dos aparelhos eletrônicos é um dos maiores desafios da indústria. A mobilidade dos dispositivos eletrônicos fez com que elas se tornassem um dos recursos mais essenciais para o desenvolvimento e, por conta disso, encontrar uma solução que seja mais barata e durável virou um objetivo.

Entretanto, sabemos que por mais que existam outras opções menos poluentes e ecologicamente mais atraentes, na prática não é assim que a coisa funciona. É preciso encontrar um meio-termo e uma relação custo-benefício que seja a melhor possível tanto para a indústria quanto para os consumidores, algo que não é simples e que não deve mudar de panorama tão cedo.

Dinheiro

Formas eletrônicas de pagamento, seja via cartão de crédito ou até mesmo pelo smartphone, já respondem pela maior parte das transações nos grandes centros urbanos. Sair de casa com alguns poucos reais no bolso e apenas o cartão de débito ou de crédito na carteira é algo bastante comum para os brasileiros.

Entretanto, por mais que novas formas de pagamento sejam criadas, o dinheiro em espécie, seja o papel ou as moedas, ainda é necessário para muitas tarefas e dificilmente será substituído por completo. Mesmo daqui a 18 anos, você ainda vai precisar de uma carteira para carregar algumas cédulas, nem que seja apenas para uma emergência.

Email

Uma das primeiras coisas que você deve ter feito na internet, quando começou a utilizá-la, foi criar uma conta de email. Aquele endereço antigo, lá do início da década de 90, pode não mais existir, mas ainda assim você deve possuir uma ou mais contas ativas enquanto está lendo este texto.

Em 2030, você ainda estará usando um endereço de email para fazer login em vários serviços. Seu endereço pode mudar e sua frequência de uso pode diminuir consideravelmente, mas mesmo assim o correio eletrônico é um companheiro que ainda vai acompanhar você por muitos anos.

Imagens em JPG

A qualidade mudou e evoluiu, mas o formato-padrão na web continua sendo o mesmo. As imagens em JPG resistiram à briga contra o formato PNG e continuam sendo as mais indicadas para utilização em sites e câmeras fotográficas.

Criada em 1986, a sigla JPG (ou JPEG) tem relação com o grupo que criou os seus parâmetros, o Joint Photographic Experts Group. Oficialmente ele se tornou referência a partir de 1992, mas em 2030, quando estará completando quase 40 anos, muito provavelmente a extensão ainda será um dos formatos mais comuns encontrados em imagens.

Impressoras

Se existe um dispositivo que costuma dar problemas para os usuários são as impressoras. Elas são responsáveis por muitos momentos de ódio quando o papel emperra, quando mais de uma folha é puxada ou ainda quando um dos cartuchos de tinta acaba bem no meio daquele arquivo de duzentas páginas que você mandou imprimir.

Se você usava computadores já no início da década de 90, por exemplo, sabe que desde aquela época já era uma luta conseguir imprimir qualquer coisa que fosse sem ter muita dor de cabeça. Até hoje isso não mudou. E, agora, a má notícia: mesmo em 2030, você ainda estará brigando contra uma impressora.

Teclado QWERTY

Reconhecimentos por voz e por gestos podem, de fato, se tornar cada vez mais comuns em nossos dispositivos. As telas touch, por exemplo, substituíram quase que por completo os botões físicos que antes eram comuns em aparelhos celulares. Porém, um item não mudou: o teclado QWERTY.

Mesmo nos aparelhos com tela touch, o padrão de disposição das teclas é o mesmo. Os teclados físicos ainda são vendidos como acessórios para os tablets, e o padrão não dá sinais de que um dia vá mudar. Ou seja, pode decorar o posicionamento das teclas: você ainda vai utilizá-las por muito tempo.

 Fonte: Tecmundo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!