Marketing: Estas entrevistas de trabalho não são para meninos

Agosto 24, 2012 by  
Filed under Notícias

Uma entrevista de trabalho que se avizinha pode causar algum nervosismo no candidato mas as entrevistas normais até são muito fáceis em comparação com algumas das práticas de selecção de pessoal em algumas das maiores empresas do mundo.

Aqui os candidatos não devem esperar menos do que serem submetidos a exames escritos, adivinhas, provas práticas, perguntas estranhas, entrevistas individuais e em grupo, que por norma são extensas e muito difíceis, segundo o El País.

O portal de empregos Glassdor elaborou um ranking com as 25 entrevistas de trabalho mais difíceis no mundo, a partir de mais de 80 mil entrevistas realizadas no último ano, com as consultoras McKinsey, Boston Consulting Group e Oliver Wyman a dominarem.

Alguns exemplos de questões colocadas nestas empresas:
– “Quantas vacas existem no Canadá?”
– “Quantos carros vermelhos existem em Espanha?”
– “Quanto papel higiénico seria necessário para cobrir o Empire State Building?”
– “Diga-me algo de que não se sente orgulhoso no seu currículo.”

Destaque também para as tecnológicas que dominam quase metade do ranking, como o Google, Facebook e a Amazon que são famosas em Silicon Valley pelas duras entrevistas.

Por norma, estas empresas tem um processo de recrutamento com duas ou três entrevistas telefónicas em primeiro lugar. Se o candidato for aprovado nesta fase inicial, pode vir a enfrentar posteriormente até seis entrevistas pessoais. Além do entrevistador, muitas das perguntas são feitas inclusivamente pelos futuros companheiros de trabalho.

“Temos três produtos: tomates, automóveis de luxo e camisas. Qual o IVA que se aplica a cada um destes produtos?”, perguntaram na McKinsey. Este tipo de questões mais invulgares não servem somente para avaliar o conhecimento, e em muitos casos, as respostas são abertas e o entrevistador procura avaliar a originalidade e a criatividade dos candidatos.

William Poundstone escreveu o livro “És suficientemente inteligente para trabalhar no Google?” e recolheu alguns exemplos de perguntas difíceis aplicadas no empresa do motor de pesquisa:
– “Como encontrarias as duas estrelas mais próximas no céu?”

– “Onde é que nadarias mais rapidamente, em água ou em xarope?”

– “Imagina que te transformas numa moeda e te colocam numa batedeira,  a tua massa reduz-se mas a densidade é a mesma, as pás começam a rodar dentro de 60 segundos. O que é que vais fazer?”

Durante as entrevistas de comportamento, são feitas perguntas no formato “o que farias se…?” para o entrevistador avaliar de que forma é que a experiência passada do candidato serve como indicador de desempenho no futuro.

Mais exemplos:
– “Qual é o custo marginal de um gigabite do gmail?”, perguntaram durante uma entrevista no Google .

– “Quantas pessoas é que usariam uma droga para prevenir a calvície?”, questão colocada na consultora Boston Consulting Group.

As 25 empresas com as entrevistas mais difíceis no mundo:
1 – McKinsey
2 – Boston Consulting
3 – Oliver Wyman
4 – A. T. Kearney
5 – ZS Associates
6 – Thoughtworks
7 – Bain & Company
8 – Shell Oil
9 – Google
10 – Unisys
11 – Rackspace
12 – Cypress Semiconductor
13 – Susquehanna International Group
14 – bazaarvoice
15 – Procter & Gamble
16 – Teach for America
17 – L.E.K. Consulting
18 – Juniper Networks
19 – Sapient
20 – Stryker
21 – General Mills
22 – Progressive
23 – Headstrong
24 – Facebook
25 – Amazon

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!