Marketing: Os segredos das 10 marcas mais confiáveis

Agosto 24, 2012 by  
Filed under Notícias

Os especialistas em marketing não cansam de repetir a importância de criar uma marca forte e que transmita confiança ao consumidor. Tarefa nada fácil, ainda mais se o objetivo é criar esses valores em escala global. Para tentar entender quais são as ações que aumentam a confiança em uma marca, a revista amaericana Entrepreneur fez uma parceria com instituto de pesquisa Values Institute e perguntou a 1,2 mil norte-americanos quais são as marcas nas quais eles mais confiam e quais eram as práticas que aumentavam essa confiança.

Confira o resultado e a análise dos especialistas do instituto, que explicam por que essas atitudes aumentam a ligação do consumidor com as empresa. Pensou em grandes investimentos? Nem sempre. Na maioria dos casos, são atitudes muito mais simples que fizeram grandes marcas se destacarem da concorrência. Confira:

1. Amazon – Seja pessoal
A loja virtual que vende quase tudo tem uma das maiores notas quando o assunto é confiança do consumidor. O motivo, segundo a publicação, se deve ao fato de o site ter investido em acessibilidade, funcionalidade e em criar uma experiência nova de compra para o consumidor oferecendo, por exemplo, informações detalhadas sobre os produtos, uma busca eficiente e a possibilidade de os próprios clientes avaliarem os itens adquiridos.  Se a grande variedade de produtos poderia ser percebida como algo impessoal, a Amazon  contornou o problema ao criar listas de recomendação de produtos, rankings de avaliação e sugestões de compras complementares, o que ajudou a criar uma relação de proximidade com o cliente.

2. Coca-cola – Venda felicidade
Em entrevista recente, o vice-presidente global de marketing estratégico e comunicação criativa da Coca-Cola, Jonathan Mildenhall, contou como a empresa cria  campanhas de sucesso. Uma das estratégias é reservar parte do orçamento para ações totalmente inovadoras. Na hora de pensar uma campanha vale tudo, desde que a imagem da Coca-Cola seja sempre associada a felicidade. E esse conceito está presente em tudo que se refere à marca: pontos de venda, máquinas de bebida, embalagens e etc. Segundo a publicação é justamente por focar em um valor e promovê-lo em todas as ações da empresa que a comunicação da marca é vista como confiável pelo consumidor.

3. Fedex – Cumpra suas promessas
A empresa criou uma marca forte ao vender não apenas o serviço de entrega de correspondência, mas também a sua paixão pelo ato de entregar uma encomenda. A companhia não trata seu produto principal como uma simples questão logística, mas, sim, mostra em suas campanhas que transporta objetos que contém os tesouros e o futuro das pessoas, criando uma ligação emocional com o consumidor. Tudo isso não adiantaria, porém, se a empresa não investisse também na qualidade do serviço, de forma que todo esse cuidado seja confirmado na hora da contratação pelo cliente.

4. Apple – Seja descolado e divertido
Que outra empresa consegue gerar tanta ansiedade, boatos e expectativa quando vai lançar produtos? A pesquisa identificou que a Apple associou a sua marca a inovação, beleza e funcionalidade, de forma que os consumidores esperam que a marca sempre irá lançar algo que vá melhorar a comunicação. As famosas apresentações comandados por Steve Jobs e, atualmente, por Tim Cook, reforçam ainda mais esses valores. Outro ponto positivo é que as lojas espaçosas e que deixam o cliente à vontade para conhecer e testar os produtos passam uma sensação de colaboração e transparência entre os clientes e os vendedores. Um ponto negativo, no entanto, aparece na pesquisa. Os consumidores não sentem que a marca valoriza a sua lealdade, o que pode ser motivado pelo fato do foco da empresa ser o produto.

5. Target – Crie uma experiência nova e invista em design
A varejista norte-americana, que se promove como uma loja de preços baixos, deixa esse valor bem claro nas suas campanhas e se destaca por criar linhas próprias de produtos com baixo preço em parceria com grandes designers, criando apelo com o público. Além disso, os pontos de venda têm disposição intuitiva e amigável, dando ao cliente a sensação de que ele sempre vai encontrar o que procura. A publicação aponta que, no momento em que a experiência de compra na loja é mais agradável do que na concorrência, a marca deixa uma memória positiva na cabeça do consumidor.

6. Ford – Seja consistente
A história da empresa e o nome do seu fundador, Henry Ford, são conhecidos do público em geral. Manter-se fiel a essa história e tomar ações consistentes com ela mantém a relação de confiança do consumidor com a marca. Essa consistência deve atingir todo o negócio, ou seja, uma vez que a marca desenvolva um apelo único e competitivo, deve comunicar isso de forma repetida para que fique gravado na cabeça do consumidor. Isso significa que mudanças frequentes de posicionamento e logomarca, por exemplo, não vão colaborar para o sucesso.

7. Nike – Tenha atitude
As mensagens inspiradoras da Nike já são grandes conhecidas do público. Assim como o slogan “Just do it” (algo como “apenas faça”, em português). Dessa forma, a empresa conseguiu se conectar tanto com o consumidor, quanto com os atletas. O desenvolvimento de produtos é outro ponto forte da empresa, que associou a marca a valores como inovação e excelência. “Quando você inova, o consumidor confia mais em você, porque começa a achar que você sabe o que está fazendo” diz o consultor Kevin Lane Keller.

8. Starbucks – Crie conexões
Depois de um período turbulento, a rede voltou a reforçar seu posicionamento que tem como mote reunir  pessoas. Do ambiente com acesso gratuito a wi-fi à música ambiente e às mesas de reunião, tudo é desenvolvido para promover a interação e fazer o cliente se sentir à vontade nas lojas. O grande ensinamento do Starbucks, no entanto, é ter conseguido inovar em um setor tão tradicional e com grande concorrência como o de cafeterias. “Se você é um empreendedor e está entrando em uma categoria já estabelecida, talvez o melhor não seja seguir as tendências, mas sim recriá-las”, disse o consultor Jim Stenge.

9. Southwest Airlines – Sirva o inusitado
A companhia aérea de baixo custo apostou na criação de uma personalidade própria. Nos aviões da empresa, os comissários de bordo cantam as demonstrações de segurança e o assento é de livre escolha do passageiro. O diferencial da marca está justamente em promover um serviço menos burocrático e reforçar essa ideia por meio de uma cultura corporativa energética e única. A gestão é eficiente e econômica, mas a personalidade é vista como divertida e cheia de energia.

10. Nordstrom – Foco no cliente
A excelência no atendimento ao cliente é uma prioridade tão grande para a empresa – um grande magazine que vende roupas, acessórios, sapatos, entre outros produtos -, que existem até mitos sobre ações fantásticas. Dizem, por exemplo, que uma loja aceitou a devolução de pneus mesmo sem nunca ter vendido o item. Os preços da Nordstrom não são os mais baixos do mercado, mas são ações sutis e que demonstram cuidado e atenção, como mandar cartinhas de agradecimento aos cliente após uma compra, que mantém a clientela fiel. Segundo a Entrepreneur, as pessoas estão dispostas a pagar mais caro por um produto se elas souberem que a empresa tem um atendimento excelente. A Nordstrom mantém ainda uma política de trocas e devoluções bastante flexível e manda com frequência informações sobre lançamentos e promoções para seus clientes habituais por e-mail.

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!