Marketing: Quem tem medo das redes sociais?

Setembro 6, 2012 by  
Filed under Notícias

As redes sociais são uma boa ferramenta para as empresas, mas são também uma faca de dois gumes que pode prejudicar rapidamente a sua reputação. De acordo com um estudo do Altimeter Group, empresa de investigação e consultoria, o Facebook, o Twitter e o YouTube, as três redes sociais mais utilizadas, são também as mais perigosas.

O Twitter permite aos utilizadores mencionar marcas com facilidade. O retweet, ou partilha do conteúdo, pode ser feito de forma quase instantânea, sem que a marca possa fazer nada, pelo que um comentário negativo pode expandir-se rapidamente.

Também o Facebook apresenta perigos. O que os utilizadores escrevem no mural de uma marca pode ser visto não só pelos contactos do seu autor, mas por todos os que visitam o espaço da empresa na rede social. Mas ao mesmo tempo que podem ser publicados comentários negativos, também podem surgir comentários positivos, que garantam o equilíbrio da “balança”.

A reputação e os danos causados às marcas são, para 66% dos inquiridos no estudo do Altimeter Group, os riscos mais relevantes apresentados pelas redes sociais.

Ainda este ano um trabalho conjunto entre a Forbes Insights e a Deloitte fez notar que os empresários americanos consideram que uma das principais fontes de risco para as suas empresas, nos próximos três anos, será a utilização das redes sociais. 27% dos executivos que trabalham em empresas de produtos industriais e de consumo, cuidados de saúde, tecnologia, media e telecomunicações afirmou encarar aquelas plataformas como um risco.

Fonte: Marketeer



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!