Marketing: 12 dicas para usar o Facebook profissionalmente

Setembro 7, 2012 by  
Filed under Notícias

Usar o Facebook para fins profissionais pode ser exatamente o que sua carreira precisa para chegar ao lugar certo. Os contatos profissionais feitos por meio da rede são diferenciados e fazem toda a diferença para a trajetória profissional da pessoa que deseja estar atualizada naquilo que faz e como faz. Entretanto, para fazer isso você deve estar atento a determinados critérios. Confira as dicas a seguir para ser bem-sucedido e usar o Facebook profissionalmente.

1. Personalize

Como em sua mesa de trabalho ou escritório, você também deve personalizar seu perfil para que transpareça as características e qualificações profissionais que possui e que destacam você dos outros profissionais.

2. Procure por conexões antigas
Tanto no LinkedIn quanto no Facebook é interessante começar a fazer sua listas de contatos a partir de conexões antigas, como colegas de empregos anteriores.

3. Selecione as amizades
Se decidir usar o Facebook profissionalmente é importante tomar cuidado com as amizades que escolhe para seu perfil, já que este é um dos critérios utilizados pelos recrutadores para selecionar candidatos.

4. Aplicativos
Um perfil profissional não deve ter aplicativos de jogos, calendários de aniversário ou quaisquer outros conteúdos que destoem da imagem profissional que você deseja transmitir.

5. Atualizações
Você pode editar as preferências de atualizações para saber de informações que fazem diferença, como uma nova amizade que pode ajudar você ou alguém que compartilha um curso interessante que pode fazer diferença em seu currículo.

6. Configurações de segurança
Muita atenção para quem vê seu perfil e informações. Por mais importante que seja manter certos dados em público, é essencial que você não se exponha e comprometa sua segurança.

7. Outros perfis
Se você usa o Twitter e outras redes sociais que podem agregar valor para seu perfil profissional, não se esqueça de adicioná-los ao Facebook.

8. Grupos de interesse
Parte essencial do networking online é participar de grupos e fóruns de interessa para sua área de atuação e indústria. Nestes ambientes é possível conhecer novos contatos profissionais e ficar sabendo de tendências e dicas úteis para seu trabalho.

9. Limite o tempo de uso
Por mais útil que seja, é importante que você limite o tempo que passa usando as redes sociais. Fazer muitas atualizações por dia pode passar a imagem errada de que você é alguém desocupado.

10. Use para o bem
O Facebook pode não mudar o mundo, mas isso não significa que você não deve usá-lo para fazer o bem e envolver seus contatos neste tipo de iniciativa.

11. Pergunte
Use o aplicativo de perguntas do Facebook para resolver problemas que não sabe. Além de envolver seus contatos, você pode aproveitar essa ferramenta para seus blogs e outras pesquisas.

12. Encontre eventos interessantes
Há diversas oportunidades de eventos que são divulgados diariamente e que você pode aproveitar, tanto para ir quanto para divulgar em seu perfil e envolver seus contatos.

Fonte: Universia Brasil



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!