Marketing: As marcas são relevantes para os portugueses?

Setembro 20, 2012 by  
Filed under Notícias

Compal, Continente, Danone, Delta, Google, Microsoft, Mimosa, Nestlé, Nívea e Pingo Doce são as dez marcas mais relevantes para os consumidores portugueses, de acordo com o estudo Meaningful Brands. Esta análise pretende analisar o valor percebido das marcas com o seu contributo para o bem-estar individual e colectivo, e explorar o papel de transformação que as marcas podem assumir na sociedade. Segundo as conclusões, apenas 28 por cento das marcas portuguesas são relevantes, ou seja 72 por cento das marcas poderiam desaparecer sem a maioria dos consumidores sentisse a sua falta. Estes resultados são positivos para as marcas nacionais, já que em mercados mais desenvolvidos (EUA e restantes países europeus), apenas 12 por cento das marcas são consideradas indispensáveis.

Os resultados sugerem algum cepticismo por parte dos consumidores, uma vez que a maioria (58 por cento) afirma que as empresas estão a tentar ser social e ambientalmente responsáveis por uma questão de imagem. “De todos os inquiridos, menos de metade (42%) considera que as grandes empresas estão a desenvolver um esforço sério nestas áreas e apenas um quarto (27 por cento) pensa que estas comunicam honestamente os seus compromissos e iniciativas ambientais e sociais”, pode ler-se nas conclusões. Mesmo assim, para 79 por cento dos consumidores as grandes empresas devem empenhar-se na resolução dos problemas ambientais e sociais.

O estudo refere ainda que os consumidores parecem também estar dispostos a reconhecer o esforço das empresas, inclusive ao nível das decisões de compra. “De todos os inquiridos, 66 por cento confia mais nas empresas às quais reconhece práticas de responsabilidade ambiental e social e 75 por cento afirma que entre produtos similares prefere comprar produtos produzidos de modo ambientalmente e socialmente responsável. Mesmo em contexto de crise, 47 por cento mostra-se disponível para pagar mais 10 por cento por um produto produzido de modo responsável”, referem as conclusões. O estudo Meaningful Brands decorreu em 15 países. Esta é a primeira vez que Portugal é incluído nesta pesquisa.

Fonte: Meios & Publicidade



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!