Inovação: Este carro anda sozinho

Setembro 22, 2012 by  
Filed under Notícias

Não é o primeiro carro a fazer furor entre os aficionados da tecnologia. Mas já foi apresentado e não precisa… de condutor. O Platero, um Citroen C3 modificado, surgiu na onda do carro que a Google também já testou, mas tem assinatura espanhola.

Já há automóveis que comunicam uns com os outros, que avisam o condutor de obstáculos ou que travam e estacionam sozinhos. Até carros que dobram como bicicletas. Mas a tendência é cada vez mais a de criar carros que fazem tudo sozinhos inclusive andar na estrada, se for preciso a 100 km/h.

E o Platero faz isso mesmo, para além de girar o volante sozinho, reduzir a velocidade para passar uma curva sem ter de pisar o travão. Nem mesmo para acelerar, porque tem um sistema que ativa essa função.

A responsável pelo projeto é a agência estatal espanhola Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), que já colocou o Platero pela primeira vez numa estrada convencional, a uma velocidade média de 60 km/h, segundo o «El País». E chegou a alcançar os 100 km/h, sempre escoltado pela Guarda Civil.

É a concretização de um projeto com 15 anos de investigação pelo meio.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!