Empreendedorismo: 4 dicas para diminuir as chances de a sua startup fracassar

Março 20, 2013 by  
Filed under Notícias

Empreender envolve correr riscos, mas, para aumentar suas chances de sucesso, é preciso que esses riscos sejam calculados. Essa é a filosofia da startup ContaAzul, especialista em software online de gestão. Em seu segundo ano de vida, a empresa já captou recursos dos investidores Monashees Capital, Ribbit Capital, 500Startups e Napkn Ventures, sendo avaliada em US$ 8 milhões na sua última rodada. Vinicius Roveda, cofundador e CEO da empresa, dá dicas para quem quer criar um negócio inovador minimizando as possibilidades de fracasso:

Saiba aonde você quer ir
Para aumentar as chances de o seu negócio dar certo, é fundamental ter um plano. Isso significa saber com clareza aonde quer chegar e quais são os passos necessários para chegar lá. Mesmo um negócio inovador precisa de planejamento para não perder o rumo. “O plano de negócio é uma ótima ferramenta para entender como o negócio irá se comportar ao longo do tempo, mas não é obrigatório para uma startup. Caso seja feito, ele deve ser simples e direto ao ponto. Não pode ser um fardo a ser carregado”, afirma Roveda.

Acompanhe as métricas
As métricas são o termômetro que vai mostrar se o seu negócio está caminhando na direção certa. “Startups baseadas em internet conseguem ter acesso às suas métricas em tempo real, o que é uma grande vantagem. O empreendedor pode testar suas hipóteses com mais velocidade e acelerar a evolução do produto”, diz Roveda. As metas e as projeções também são parâmetros importantes para analisar os resultados que estão sendo alcançados, mas devem ser tratadas com flexibilidade.

Garanta uma experiência positiva para o usuário
Startups costumam ter orçamentos restritos para investir em marketing, portanto a propaganda boca a boca é o segredo para dar o impulso inicial ao negócio. “Surpreender positivamente os clientes é fundamental para o inicio de qualquer negócio”, diz Roveda. O empreendedor aconselha deixar bem claro o que você faz e o que você não faz. “Isso também faz parte da experiência positiva. É desastroso gerar para o cliente uma expectativa que você não vai atender.”

Tenha um time forte
A construção de um negócio sólido começa com um bom time. “É a combinação de competências de negócios, vendas, marketing e design e habilidades técnicas”, afirma o CEO da ContaAzul. Apesar do pouco tempo de vida, recentemente a empresa foi ao mercado e trouxe para a equipe um executivo com mais de 20 anos de experiência. Marcelo dos Santos assumiu a posição de Chief Growth Officer (CGO), com a missão de desenvolver novos negócios, buscar parcerias estratégicas e fortalecer a área de marketing. Mas não é só na hora de crescer que investir nas pessoas certas faz a diferença. É preciso que isso faça parte do negócio desde a sua criação. “Nos primeiros estágios de uma startup, ter o time ideal pode influenciar em até 90% a decisão de um investidor”, diz o empreendedor.

Fonte: Revista Pequenos e Grandes Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!