Marketing: BMW e Mercedes contrariam quebra de vendas na Europa

Março 21, 2013 by  
Filed under Notícias

As marcas Mercedes Benz, BMW e Jaguar, além das asiáticas Honda, Kia e Mazda estão entre as exceções com aumentos das vendas automóveis nos primeiros dois meses do ano no mercado europeu (UE-27).

De acordo com a estatística mensal da associação europeia de construtores divulgada nesta terça-feira, o grupo Volkswagen – líder europeu na indústria automóvel – registou um decréscimo de 6,8% (acumulado de janeiro e fevereiro face ao homólogo) no número de ligeiros de passageiros vendidos na Europa.

A marca VW contabilizou quebra de 11%, respondendo por 54% de um total de 441 404 unidades vendidas pelo grupo alemão.

As francesas PSA Peugeot Citroen e a Renault, segunda e terceira em volume de vendas na Europa, contabilizaram quebras de 14,8 e 7,1%, respectivamente, no período considerado, enquanto o grupo Fiat vendeu menos 14%. As marcas da GM matricularam menos 12,9%, em termos agregados, e a Ford ficou 23% abaixo do número de automóveis vendidos um ano antes.

— Luxo e japoneses crescem

As marcas europeias que cresceram, além da Seat (VW) e Dacia (Renault), foram a Mercedes (+1,4%) e a BMW(+5,1%). Com menor volume de vendas do que as alemãs, mas a evidenciar uma forte subida relativa esteve a Jaguar (+22,1%).

Aliás, o grupo Jaguar – LandRover – cuja oferta se dirige a segmentos específicos – aumentou as vendas cerca de 13% no conjunto dos dois primeiros meses do ano, distinguindo-se também da evolução global do mercado.

Por fim, os crescimentos relativos mais destacados pertenceram às japonesas Honda (+15%), Mazda (cerca de 12%) e à sul-coreana Kia (+2,4%). A Toyota, líder asiática do setor, contabilizou um declínio que rondou os 15% nas vendas europeias (inclui marca Lexus).

Fonte: Diário Digital



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!