Marketing: As novas apostas das marcas para crescer (Sector Automóvel)

Março 27, 2013 by  
Filed under Notícias

A crise tem feito as marcas de automóveis a moldarem os seus produtos às necessidades dos clientes.

Profunda é a crise que se vive no mercado automóvel. 2012 foi o pior ano dos últimos 30 na venda de automóveis, com uma impressionante quebra de 40% face a 2011, sendo os comerciais ligeiros os mais afectados. As marcas automóveis tudo tentam para conseguir conter esta queda, apostando muitas delas no financiamento directo à aquisição das mesmas, quer através de crédito através das suas financeiras, quer através de sistemas de ALD (Aluguer de Longa Duração) e ‘renting’ (Aluguer Operacional de Viaturas – AOV).

Esta política não é nova, mas adapta-se agora a uma realidade que se avizinha cada vez mais dura. A BMW Portugal desde 2000 que faz financiamento directo aos seus clientes através da BMW Finantial Services. Entre a sua oferta encontram-se produtos operacionais e financeiros, como os ALD, ‘renting’ e ‘leasing’, crédito, entre outros, e serviços como sistemas de manutenção, viatura de substituição e seguros de crédito. Segundo Cristina Rola, do departamento de comunicação da empresa, sente-se agora uma realidade diferente, em que os particulares não cumprem, muitas vezes os requisitos mínimos para que as entidades bancárias, ou mesmo as financeiras das marcas, lhe conceda o crédito para a compra do veículo.

Já a RCI Gest, a financeira do grupo Renault, tem conquistado mais financiamento para as vendas dos seus veículos, quer seja crédito quer seja ALD ou AOV, pelo facto de a banca tradicional estar a dificultar a atribuição. Ou seja, as marcas acabam por assumir mais risco, se querem vender os seus veículos. Por outro lado, também tiveram de adaptar os seus produtos à nova realidade do mercado. Segundo Ana Gil, da direcção de comunicação e imagem da Renault, no caso dos produtos para gestão de frotas, a marca alterou o prazo do Renault Business Finance de 48 para 54 meses, no final do ano passado, para conseguir uma mensalidade mais baixa e uma utilização das viaturas por um período superior.

Também a Ford procedeu a alterações idênticas na sua oferta de financiamento e produtos integrados. Anabela Correia, relações públicas da marca, explica que houve necessidade de adaptar a oferta de ALD. “Alterámos um pouco os nossos produtos face à crise, sendo que para isso os prazos foram alargados de 84 meses para 120 meses, permitindo assim rendas mais baixas para os clientes”, explica a responsável. No caso do financiamento a crédito, foi lançado o crédito com carência de prestações em que, por exemplo, a empresa cliente não paga prestações nos meses em que tem de pagar subsídios de Natal e Férias, ou até nos meses em que tem de pagar impostos. Desta forma, os clientes podem adaptar melhor a sua tesouraria face aos seus compromissos anuais.

Já a Nissan Gest revela que os produtos que dispõe de AOV, o Nissan Business Finance, e ALD, o Promo Relax, não foram criados especificamente para a época de crise, mas “encontram-se perfeitamente adequados ao corrente clima económico”. A Nissan tem a decorrer uma campanha com condições especiais para as empresas, que se traduz em rendas fixas mensais mais baixas do que média do mercado.

As marcas do grupo Volkswagen, distribuídas em Portugal pela SIVA, apostam igualmente nos segmentos empresariais através de ofertas de ALD e AOV. Segundo José Duarte, director-geral, estas soluções estão disponíveis há já alguns anos e têm vindo a ganhar peso no mercado nacional e sobretudo no da Volkswagen. “Para 2013 não esperamos grandes alterações mas com o lançamento do novo Golf, ao qual se juntará a versão Variant, encaramos com optimismo o desempenho comercial da nossa marca”, refere.

A Mercedes está também cativa no mercado nacional com a oferta de ALD e ‘renting’, sendo este último a solução que mais adeptos reúne entre os clientes frotistas. O ‘renting’ Mercedes-Benz é um produto de AOV, não financeiro, flexível e adaptado às necessidades de cada cliente, e em que a propriedade é da locadora e os custos são fixos. Já o Opção Vantagem é um produto financeiro mais flexível, e com três opções de escolha para adquirir um veículo da marca.

Segundo Luís Frazão, da BoxerGroup, empresa que apoia clientes empresariais a reduzir custos com a frota automóvel, outra solução encontrada pelas marcas para vender são os grandes descontos a clientes frotistas. “As marcas estão a fazer grandes descontos a quem tem frotas consideráveis, descontos estes que podem ir até aos 35% nalguns casos”. Além dos descontos compreensíveis numa ltura de contração do mercado, a adaptação destes produtos de financiamento é também uma reação à necessidade de travar a queda das vendas, cada vez mais a pique.

O que estão a fazer as marcas

>> BMW

A BMW tem produtos operacionais e financeiros, como ‘renting’ e ‘leasing’, crédito e ainda serviços como manutenção ou seguros de crédito

>> Renault

A marca alterou o prazo do Renault Business Finance de 48 para 54 meses. Objectivo: mensalidade mais baixa e utilização das viaturas por um período superior

>> Ford

Foi lançado o crédito com carência de prestações em que a empresa cliente não tem de pagar prestações nos meses em que tem de pagar subsídios ou impostos.

>> Nissan

A marca tem agora uma oferta especial para clientes empresariais, que se traduz em rendas fixas mensais mais baixas do que média do mercado, defendem.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!