Marketing: Socorro! Perdemos tudo

Abril 1, 2013 by  
Filed under Notícias

A catástrofe de perder dados neste mundo globalizado e interligado é o pior cenário para qualquer empresário. Desde as falhas de equipamentos a enormes desastres naturais, as ameaças são muito reais.

Segundo um estudo da Universidade do Texas (onde encontramos muita investigação sobre estas matérias, dado os norte-americanos estarem tão habituados à ocorrência de catástrofes), 94% das empresas que sofrem uma perda catastrófica de dados não reabrem ou cessam as operações por um período de dois anos. Poderia a sua empresa recuperar de uma catástrofe?

Devido às várias alterações climáticas que sucedem a cada ano que passa, também nós, em Portugal, já começamos a ser afetados por fenómenos atípicos, para os quais não estamos, de todo, preparados e, por isso, devemos começar a planear algumas medidas de prevenção.

Há vários fatores a ter em conta quando se trata de preparação para desastres. Alguns atingem todos os alicerces, outros apenas a produtividade, mas todos são importantes.

Backups
Como é que armazena a sua informação? Sim, referimo-nos a todas as suas informações: registos de pessoal, empréstimos e contratos com bancos, fornecedores e clientes, documentação de produção, contratos de seguro e documentos auxiliares da contabilidade. Estão em papel, em discos rígidos de computador? No servidor da empresa? Sabe ao certo onde está tudo?

Se os seus dados de importância crítica estão armazenados em papel ou em suporte digital no seu próprio escritório, as possibilidades de que um grande evento possa causar danos significativos para a sua empresa são consideráveis.
Sem backups redundantes em diferentes locais fora do escritório, mesmo um evento extremamente localizado pode destruir completamente uma porção de documentos-chave do seu negócio – uma eventualidade que pode prejudicar uma empresa.

Acesso ao arquivo
A chave do ponto de vista da produtividade é o acesso remoto à informação. Se os arquivos digitais são armazenados localmente, uma queda de energia simples, para não falar de um episódio de maior monta, podem efetivamente fechar um negócio até a situação estar restaurada. No entanto, se os arquivos estiverem armazenados fora das instalações da empresa, os funcionários poderão realizar pelo menos algum trabalho a partir das suas próprias casas ou em qualquer outro ponto de acesso remoto, não importando as condições do escritório físico da sua empresa.

Programa de Disaster Recovery
Se o pior acontecer e algumas infra-estruturas físicas da sua empresa – computadores, servidores, telefones, etc – ficarem inoperáveis, quão rápido a sua empresa poderia recuperar? Levaria dias ou semanas para obter um novo equipamento, encontrar as chaves de licença, reinstalar o software e construir uma nova rede local? Quando é que os fluxos de trabalho voltam ao normal? Alguma vez voltarão?

A Resposta potencial
Cloud? Resolve parte dos problemas no que diz respeito a documentos e informações relevantes para manter a empresa a funcionar a partir de qualquer lugar. Mas será esta a única resposta? Na nossa opinião, trata-se apenas de uma das soluções.

Há todo um trabalho por detrás de um bom plano de recuperação de dados, documentos e equipamentos que, na maioria das vezes, não chegamos a preparar. As razões para isso acontecer são inúmeras, ou porque não temos tempo, ou porque as direções não estão sensibilizadas para isso, ou porque há falta de recursos humanos nas atividades principais, ficando este tema no fim da lista de prioridades para a empresa.

É um tema para refletir
Prevenir, estar preparado ou, pelo menos, ter um plano B para uma situação de emergência é, muitas vezes, a chave do sucesso e demonstração de eficácia e eficiência da nossa empresa, perante um mercado cada vez mais competitivo.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!