Empreendedorismo: Como o empreendedorismo pode reter talentos

Abril 12, 2013 by  
Filed under Notícias

Um dos temas mais debatidos nos dias de hoje é a retenção de mão de obra qualificada. As exigências das companhias por profissionais com conhecimentos aprofundados estão crescendo vertiginosamente, porém a base do ensino profissional (universidades, faculdades etc) ainda mantém, em sua grande maioria, uma grade curricular que não atende às alterações que o mercado sofreu nas últimas duas décadas. Existe uma lacuna de atualização por parte das instituições de ensino superior.

Num painel sobre empreendedorismo realizado no Startup Hana Forum 2013, em São Leopoldo (RS), essa discussão veio à tona. A discussão, mediada por Luis Cesar Verdi, VP sênior de inovação e solução da SAP, foi fomentada por Amisha Miller, gerente de pesquisas e políticas públicas da Endeavor, Gustavo Piardi, gerente de projetos do Sebrae-RS, e Bruno Peroni, sócio da Semente Negócios. Em suma, todos acreditam que também exista um problema de transparência por parte das empresas para reter seus talentos, o que pode ser caracterizado por falta de visão empreendedora de saber direcionar os profissionais para o futuro esperado para a companhia. “Se você não deixar claras as possibilidades de crescimento e desenvolvimento de competências, por que um profissional deve ficar com você?”, argumenta Peroni.

Para Amisha, essa discussão começa quando as empresas contratam estagiários e não traçam programas que os “criem dentro de casa” para atender a demandas internas, assim como os preparem para diferentes ondas de mercado. “Temos pesquisas que comprovam que os estudantes universitários são altamente empreendedores, tem metas arrojadas para eles, e se a empresa souber trabalhar nisto, certamente os problemas com capacitação de mão de obra vão ficando mais brandos”, diz.

A gerente nota, também, que pequenas e médias empresas temem perder seus talentos para grandes empresas, por diversos motivos, mas principalmente devido a questões de visibilidade e salário. Para ela, é inevitável, por vezes, perder um bom profissional nessas circunstâncias, mas é responsabilidade da empresa mantê-lo o maior tempo possível dentro da organização, por meio de maior flexibilidade para o trabalho, por exemplo, algo que em empresas maiores por vezes é complexo.

“Vender um sonho também ajuda, principalmente quando se é startup ou PME. Você tem que saber vender sua empresa, expectativas e perspectivas, e deve encaixar seu funcionário nessa escalada, para que ele seja parte atuante desse sonho”, acredita Peroni. “E também aqui é necessário muita clareza dos objetivos e possibilidades.”

Usar a criatividade também ajuda, argumenta Piardi, do Sebrae-RS. Para ele, toda empresa deve pensar “fora da caixa” quando se trata de manter talentos e profissionais importantes dentro da organização. Investir em parcerias com outras empresas e criar uma rede colaborativa para troca de expertise pode ser um desses pontos criativos, diz.

Além dos pontos citados acima, Verdi pediu para que cada um deles desse sua dica de ouro para as empresas, algo que eles considerem essencial em todo aspecto e tamanho de organização. Foram elas:

Não tenha medo ou receio de mudar: “Muitas pessoas tentam muito antes de acertar. O Twitter foi o resultado de oito tentativas distintas de inovação. Tenha a ideia, mas não tenha apego a ela. A ideia é sua, mas pode ser trabalhada em várias mãos, esse é um processo inovador e que estimula as pessoas a ficarem dentro da companhia. Deixe que ela se molde e cresça na organização”, analisa Peroni.

Saiba ser o líder: Para Amisha, a figura do líder é essencial dentro de qualquer departamento da empresa e, obviamente, no comando da organização. E o líder sabe manusear os projetos e também dar espaço para que outras pessoas possam criar e desenvolver ideias.

Não tenha medo de pedir ajuda: seja para o colega do lado, um gerente, coordenador ou instituições privadas ou públicas de fomento de companhias, afirma Piardi. “Formar uma rede de colaboração é um dos caminhos mais assertivos para a empresa e seus funcionários”, comenta.

Fonte: Information Week



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!