Inovação: Covilhã vai testar versão portuguesa de pavimento que produz energia

Maio 4, 2013 by  
Filed under Notícias

Um novo pavimento desenvolvido em Portugal, que produz electricidade quando é pressionado por viaturas ou peões, vai ser testado pela primeira vez na via pública numa alameda da Covilhã.

O conceito já é usado noutros países, mas o mecanismo português – designado “Wayenergy” – consegue gerar até “três vezes mais energia”, disse Francisco Duarte, um dos criadores, à agência Lusa.
Prevê-se que as obras de instalação, já em curso numa faixa de rodagem e numa passadeira da Alameda Pêro da Covilhã, junto ao hospital da cidade, estejam concluídas nos primeiros dias de Maio.
A electricidade gerada vai alimentar os semáforos e novos painéis electrónicos informativos da zona, tornando-os auto-sustentáveis.
Este teste vai ser uma das “provas de conceito” para validar a invenção, antes de a produzir em série e comercializar.

Outras instalações com a mesma finalidade vão ser feitas em Lisboa, num dos acessos pedonais ao Centro Comercial Colombo, durante o mês de maio, e também em Guimarães.

O projecto nasceu na empresa Waydip, criada na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, em 2010, por Francisco Duarte, 29 anos, e Filipe Casimiro, 27 anos, alunos do mestrado integrado de Electromecânica. No mesmo ano, o mecanismo ganhou os prémios EDP/Inovação Richard Branson e MIT Inovação.

Em 2011, a Waydip foi escolhida pela fundação norte-americana Kauffman Foundation, dedicada ao empreendedorismo, como uma das 50 novas firmas mais inovadoras do mundo.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!