Inovação: Tecnologia deixa pão livre de mofo por 60 dias

Maio 6, 2013 by  
Filed under Notícias

O pão embolora em cerca de dez dias em condições normais. Isso porque muitos pães são vendidos em sacos plásticos. A água evapora e torna o ambiente úmido, o que favorece o crescimento de bactérias e fungos que causam o mofo. A técnica pode proteger outros alimentos e eliminar outras bactérias perigosas, como a salmonela.

O inventor do método, Don Stull, atualmente é CEO da empresa MicroZap, que leva o mesmo nome da tecnologia. Em entrevista a INFO, Stull dá detalhes do processo que pode mudar a indústria alimentícia no futuro.

Como é possível deixar um alimento sem mofo por tanto tempo? Usamos um emissor de micro-ondas metálico que foi desenvolvido para matar bactérias, como a da salmonela. Durante os experimentos nos alimentos, descobrimos que o método também conseguia matar em apenas 10 segundos os esporos que fazem o pão mofar.

Qual a diferença dessa máquina para um micro-ondas tradicional? A tecnologia é parecida, mas as diferenças são cruciais. A máquina da MicroZap garante uma frequência de micro-ondas homogênea a partir de múltiplas fontes, sem pontos quentes e frios dos micro-ondas residenciais. Usamos uma combinação de efeitos térmicos e não-térmicos para matar essas bactérias, sem cozinhar ou alterar a qualidade do alimento.

Como vocês descobriram que o pão ficaria sem mofo? Nós tratamos uma fatia de pão em nossos protótipos por 10 segundos. Depois disso monitoramos o crescimento de fungos. Após 60 dias, a contagem de fungos foi a mesma de um pedaço de pão fora da embalagem. O mais importante é que os consumidores não viram nenhuma mudança perceptível na qualidade.

Essa tecnologia pode ser aplicada em outros alimentos? É possível prevenir a Salmonela em manteiga de amendoim, em carne de peru e jalapenos frescos (uma tradição no Texas). Também acabamos com a salmonela em ovos, eliminamos o mofo e a salmonela em comidas de animais e a bactéria Escherichia coli em carne bovina e carne moída.

É possível prevenir a proliferação de bactérias em tecidos e objetos? Descobrimos que dá para eliminar bactérias de tecidos lençóis e toalhas para casa ou hospitais. Acreditamos que a técnica também ajuda a erradicar percevejos. Estamos negociando com uma grande companhia para levar a tecnologia para outros setores, além da indústria alimentícia.

O que é preciso para a tecnologia ser vendida para fabricantes de alimentos? Nós já tratamos vários alimentos para as empresas em nossas instalações. Trabalhamos para estabelecer uma aliança estratégica com uma fabricante para começar a produção. Temos conversado com várias empresas, mas ainda não fizemos nenhuma parceria. Estamos ansiosos para encontrar o parceiro certo e passar a tecnologia para as suas instalações ainda em 2013.

A tecnologia pode causar alguma mudança no gosto e na textura do pão? Fizemos uma experiência com consumidores e os resultados não mostraram nenhuma diferença perceptível na qualidade ou sabor entre o pão tratado pela MicroZap e o pão fresco, mesmo após um longo período. A diferença de umidade é perceptível ao longo dos 60 dias, mas os consumidores não notaram diferença no gosto.

Quais benefícios uma fabricante teria ao usar essa tecnologia no pão? Um fabricante teria um custo para adicionar o método da MicroZap em sua produção. Mas a economia viria com a diminuição do desperdício de alimentos, já que um pão sem conservantes e sem mofo teria vida útil maior nas prateleiras. Acredito que a melhor opção é eliminar esses aditivos e ter um produto natural com uma vida longa.

Fonte: Info Abril



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!