Inovação: Crowdsourcing oferece um novo caminho para a inovação

Maio 9, 2013 by  
Filed under Notícias

Se duas cabeças pensam melhor que uma, 45 mil cabeças são espetaculares? Essa é a promessa do crowdsourcing. As empresas podem encontrar novas ideias mais rapidamente e, por vezes, a um custo menor do que a inovação interna.

O risco de, ao tornar públicas as finalidades e os problemas de negócios, expor informações confidenciais e planos estratégicos está sempre presente, diz Anand Rao, diretor da PricewaterhouseCoopers.

Ainda assim, algumas empresas encontram no crowdsourcing uma ferramenta valiosa para encontrar respostas para as questões que envolvem análise de grandes quantidades de dados.

O poder da multidão
Para Pia Erkinheimo, Head de Crowdsourcing, equipe de inovação da Nokia, é preciso “ouvir à sabedoria ‘nas’ massas”, e democratizar a inovação. Não importa onde uma ideia tenha se originado, desde que seja boa. A companhia finlandesa possui dois projetos de destaque na área de crowdsourcing: o IdeasProject, uma comunidade online voltada para qualquer pessoa que queira desenvolver uma ideia a partir os meios oferecidos pela empresa, utilizando “a energia da multidão para o campo de testes”, e o App Campus, voltado para desenvolvedores, no qual a empresa, em parceria com a Microsoft, investe “18 milhões de euros no desenvolvimento de aplicativos móveis”, numa tentativa de se aproximar os desenvolvedores do público em geral.

A IBM, utiliza crowdsourcing para engajar as pessoas, a partir do que chama de “Jams”, eventos online que reúnem grupos específicos de pessoas para que elas discutam determinados tópicos. Oo maior deles reuniu 150 mil colaboradores da empresa em 104 países e 67 outras companhias, conta Irene Greif, diretora do Centro para Software Social e chefe do Grupo Colaborativo de Experiência do Usuário (CUE).

Irene explica que, dentro de uma política de redução de gastos, a IBM, na busca por inovação, descobriu que poderia fazer consultoria de produtos com as pessoas, ao gerar pequenos Jams. “Um projeto poderia ser dividido em pequenos pedaços para que as pessoas pudessem trabalhar sem sequer se conhecerem, e trazerem as melhores soluções para a companhia, fazer soluções mais inteligentes e melhores”, afirmou.

Na opinião do consultor Scott Anthony, tem que haver uma mudança de cultura: do “inventado aqui” para o “descoberto em outro lugar”. Ou seja, “as pessoas precisam perceber que é bom trazer algo de fora ou de outra pessoa”, observa Anthony.

“A ideia de que você quer resolver problemas por conta própria… não é assim que a inovação funciona. As empresas têm de mudar a cultura para evoluir.”

Algumas das variações de crowdsourcing
O conceito de crowdsourcing (trabalho coletivo remoto) envolve a terceirização via internet de tarefas, projetos e serviços para diferentes pessoas físicas, remunerando-as por tarefa executada mediante aprovação do cliente. Mas vai bem além. Como ferramenta, crowdsourcing pode ser aproveitado de várias maneiras, alerta Stephen Shapiro, um dos palestrantes da Crowdopolis 2013, conferência realizada esta semana em Nova York.

Muitos participantes ficaram surpresos ao saber que a NASA tem superado uma ampla gama de desafios por meio de concursos de crowdsourcing concursos. Em um deles, a tarefa era encontrar a posição ideal para um satélite em órbita. Em outro, encontrar um novo material para embalagens de alimentos.

Pergunte para uma multidão para ver se ela tem uma solução. Na GE, concursos também incentivam talentos de fora da companhia a competirem para produzir os melhores respostas às grandes questões.

Desde 2010 a GE está envolvida em projetos de crowdsourcing. O primeiro projeto, chamado Ecomagination, realizado pela Brightidea, foi lançado em julho de 2010 e tinha como objetivo o investimento de US$ 200 milhões em projetos ambientais criados pela sociedade. Por meio de um site e com apoio das redes sociais e de um comitê de especialistas – responsável pela seleção das melhores ideias – cerca de quatro mil ideias foram enviadas para a GE e 70 mil comentários foram feitos pelos também 70 mil usuários registrados.

No fim de 2012 o portfólio Ecomagination incluia mais de 140 produtos e soluções e havia gerado mais de 105,000 milhões dólares em receita. Só em 2011, a GE gerou US $ 21 bilhões em receitas de produtos e serviços Ecomagination e investiu mais de US $ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, como parte de seu compromisso de investir US $ 10 bilhões em P&D entre 2010 e 2015. Do ponto de vista da GE, o Ecomagination é um grande sucesso, e a empresa continua enfatizando que o crescimento da receita do programa equivale a quase duas vezes a média empresa.

Na quarta-feira, a GE anunciou uma parceria com a Quirky, uma start-up nova-iorquina que é uma espécie de rede social para os inventores, ajudando a transformar ideias vagas em produtos comercializáveis, fabricá-los e distribuí-los por meio de lojas como Best Buy e Target. A GE está licenciando centenas de suas patentes para a comunidade da empresa e trabalhando diretamente para ajudar a identificar consumidor particularmente promissores a usar essas patentes. O número de patentes que a GE está disponibilizando crescerá muito nos próximos meses.

Quer criar uma propaganda para sua empresa, mas não quer contratar uma única agência de design? Por que não contratar o mundo? Empresas como a Doritos têm feito isso para os seus comerciais do Super Bowl com grande sucesso.

Precisa de um novo logotipo? Você não precisa contratar apenas uma pessoa a partir de uma agência. Pode usar a 99designs.com ou a logotournament.com para obter centenas de projetos pelo preço de um. Basta selecionar o logotipo que mais o agrada e pagar apenas para o designer que o criou.

A coleta de dados, segundo Stephen Shapiro, é uma área crescente de crowdsourcing. Em vez de enviar seus funcionários para inspecionar edifícios ou até mesmo prateleiras em supermercados, econtre alguém para fazê-lo. Por exemplo, quando alguém está em um supermercado, pode tirar uma foto do seu produto nas prateleiras e enviar para você. IA imagem lhe dará insights sobre os níveis de estoque e colocação de produtos, e o rastreamento por GPS lhe dará a localização sem a necessidade de marcação. Pense nisso como mais um dados relevante para sua análise de Big Data.

Atendimento ao cliente? Plataformas como CrowdEngineering.com permite que seus clientes mais qualificados forneçam ajuda para toda a sua base de clientes. Se seus clientes têm um problema técnico, em vez de falar com um empregado ele pode ser encaminhado para um desses fãs qualificada. Stephen Shapiro chama isso de um “Geek Squad” virtual ou “Genius Bar”.

Tente
Ma opinião de Scott Anthony, crowdsoucing junta o melhor de dois mundos: o poder de ser grande, com a agilidade de ser um empreendedor. Empresas como a Starbucks, Heineken , Unilever e outras grandes já descobriam isso.

No entanto, crowdsourcing, embora combine recursos e escala com novas ideias, não é necessariamente um bilhete para o sucesso. Também não ajuda a superar alguns dos obstáculos estruturais que se interpõem no caminho da inovação nas grandes corporações, tais como pressões para minimizar os riscos e a busca incessante do lucro incremental, como Wessel explica em artigo HBR.

Fonte: CIO



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!