Marketing: Android ultrapassa iPad no mercado de tablets

Maio 10, 2013 by  
Filed under Notícias

Tablets com Android superaram o iPad da Apple em vendas no primeiro trimestre de 2013. É o que dizem dados recentes divulgados nesta semana pela empresa de pesquisa de mercado International Data Corporation (IDC). No período, 27,8 milhões de dispositivos com Android foram vendidos, número bem superior aos 19,5 milhões registrado pelo iPad e iPad mini.

Apesar de ser um avanço marcante, é importante lembrar que o crescimento dos tablets com Android já era esperado. Atualmente, existem dezenas de fabricantes, além da Samsung, que desenvolvem vários modelos de dispositivos com o sistema operacional. Quando se fala em iOS, sistema da Apple, contudo, considera-se apenas o iPad de 9,7 polegadas e o iPad mini.

De acordo com o relatório, Apple e Samsung atingiram desempenhos superiores ao esperado para o período: juntas, as empresas impulsionaram os números destes dispositivos, que registraram um total de 49,2 milhões de unidades vendidas. A categoria atingiu o impressionante crescimento de 142% na comparação com 2012, aumento que é atribuído pela IDC à demanda cada vez maior por tablets com telas menores.

No que diz respeito à participação de mercado, a liderança segue nas mãos dos tablets com Android. Segundo a IDC, no primeiro trimestre de 2013, a participação de unidades de dispositivos equipados com este sistema operacional é de 56,6%. Em 2012, este número foi de 39,4%.

Ainda que tenha superado a expectativa anterior de vendas do iPad, que era de 18,7 milhões de unidades, a situação da linha de tablets da Apple é delicada. No primeiro trimestre do ano passado, a participação da empresa na categoria era de 58,1%. Neste ano, entretanto, a fatia dominada pela maçã caiu para 39,6%.

Fabricantes

Em relação à posição das empresas no ranking das maiores em tablets, Apple segue na liderança com 39,6% de participação de mercado e 19,5 milhões de tablets vendidos. A Samsung está na segunda posição, com 17,9% e vendas na ordem de 8,8 milhões de unidades.

A surpresa ficou com a Asus, que desbancou a Amazon e assumiu o terceiro lugar graças a um crescimento de 350% nas suas vendas. A empresa conta hoje com 5,5% do mercado e vendeu 2,7 milhões de tablets no período avaliado pela IDC. A Amazon detém 3,7% de participação e registrou 1,8 milhões de unidades vendidas. Já a Microsoft, em quinto, está com uma fatia equivalente a 1,8% e vendeu 900 mil dispositivos.

Fonte: Exame Brasil



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!