Artigo de Opinião “A Inovação na Restauração” (Revista SPOT)

BS_Spot_201702

Por Bruno Silva

Artigo de Opinião publicado na Revista SPOT

A Inovação na Restauração

Um dos sectores fundamentais para a economia local, a Restauração, está inserido no canal HORECA – Hotéis, Restaurantes e Cafés, fundamental para o cluster do Turismo e não só. A melhoria das propostas de valor a nível nacional e a nível internacional começa a ser uma realidade no canal HORECA, como recentemente se verificou com a parceria entre o Grupo Pestana e Cristiano Ronaldo com o objectivo de lançarem a marca de hotéis “Pestana CR7” a nível global.

Considero que na área da restauração também existe enorme potencial de inovação e de globalização deste sector na medida em que o nosso país é reconhecido pela generalidade dos turistas como uma excelente região em termos de restauração e de gastronomia. Se estamos habituados na arte de bem receber porque motivo têm existido poucos projectos globais neste sector?

É natural verificar-se em termos internacionais o surgimento de restaurantes asiáticos, italianos, indianos e de outras proveniências. Portugal tem uma gastronomia tão boa ou até melhor do que a proposta apresentada por outros destinos geográficos, e seria importante que fosse lançada uma estratégia concertada para internacionalizar a gastronomia e a restauração nacional, na medida em que além da restauração também a agro-indústria nacional sairia beneficiada com a exportação e a notoriedade dos produtos alimentares de origem portuguesa, onde se incluem os vinhos, os azeites, etc.

A nível internacional já temos um bom case-study. A “Nando’s” é uma cadeia de fast-food de origem sul-africana, que se apresenta como uma marca portuguesa criada por um emigrante português que se radicou na África do Sul, tendo neste momento mais de 1.000 restaurantes em regime de franchising em cerca de 30 países.

Na área alimentar importa também destacar projectos nacionais e internacionais que se preocupam em ajudar os mais carenciados como é o caso do “Banco Alimentar” e do “Refood”, ambos com forte implantação em Portugal, projectos com enorme foco na área da solidariedade e que merecem a nossa atenção.

Por fim, importa também destacar o movimento cívico “Dish Mob” que nasceu nos EUA e se expandiu para vários países, onde se inclui Portugal. Desde o primeiro momento tenho apoiado este movimento cívico no nosso país, que consagra o apoio e a promoção da restauração local e dos produtos locais de origem nacional, organizando jantares temáticos que permitem a promoção da restauração e da gastronomia nacional, bem como o debate de temas estruturantes para o desenvolvimento da economia local. No nosso país existem várias cidades representadas no movimento “Dish Mob” como é o caso de Braga, Porto, entre outras localidades que têm vindo a organizar Jantares-debate, estando a ser planeada a organização de vários eventos ao longo de 2017.

Sobre o Autor

Bruno Silva

—> Perfil de Bruno Silva no Facebook
—> Perfil de Bruno Silva no LinkedIn

# Coach, Consultor e Formador nas áreas da Inovação, Marketing e Empreendedorismo, desde 2009 na InnovMark, colaborando também com Instituições de Ensino Superior, Entidades de Consultoria e de Formação profissional, Associações Empresariais, onde se incluem projectos geridos pela AEP, IAPMEI, IEFP, CIG, etc.

# Speaker / Orador, desde 2009, com mais de 100 presenças nos principais Congressos, Seminários, Workshops e Conferências nacionais e Feiras de Negócios nas áreas da Inovação, Marketing e Empreendedorismo.

# Fundador e Community Manager, desde 2006, do Portal Inovação & Marketing, que conta actualmente com mais de 70.000 Subscritores, considerando todos os formatos de subscrição, sendo um dos maiores projectos deste género em Portugal.

# Fundador e Community Manager, desde 2013, do “Dish Mob Portugal” que promove o espírito “Dish Mob”, e que está a transformar-se num dos principais movimentos nacionais de promoção do networking e aceleração de ideias nas áreas da inovação e do empreendedorismo.

– Licenciatura Pré-Bolonha em Gestão pela Universidade do Minho.
– Pós-Graduação em Marketing pelo IPAM – Marketing School.
– Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia, Inovação e Conhecimento pela Universidade de Aveiro
– Curso de Especialização em Empreendedorismo de Base Tecnológica pela Universidade de Aveiro
– Formações Profissionais em Vendas, Excelência Pessoal, Inteligência Emocional e Criatividade, Gestão do Stress, Organização de Eventos, Comunicação em Público, E-Business



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!