InnovMark: Workshop sobre Procura de Emprego através da internet
Dezembro 3, 2025 by Inovação & Marketing
Filed under InnovMark

No âmbito da Responsabilidade Social da InnovMark, ministrei ontem de tarde (16 de Dezembro 2025) um Workshop sobre Procura de Emprego através da internet, dirigido a beneficiários de projetos de Intervenção Social da Cáritas Arquidiocesana de Braga.
Ao longo da sessão foram abordados os seguintes temas-chave:
• Procura de emprego online, principais plataformas e tendências digitais
• LinkedIn como ferramenta estratégica para empregabilidade e networking
• Otimização do perfil profissional e do currículo digital
• Utilização da plataforma Canva para criação e melhoria de CVs e conteúdos digitais
• Boas práticas de comunicação digital e posicionamento profissional online
Tratou-se de uma iniciativa focada na capacitação digital, no reforço da autonomia e no aumento das oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
InnovMark: Finalização da 3ª Edição da Formação de Inteligência no contexto do Trabalho
Dezembro 2, 2025 by Inovação & Marketing
Filed under InnovMark

Hoje terminei a 3ª Edição da Formação em Inteligência Artificial no Contexto do Trabalho (no âmbito do Emprego + Digital do PRR – Recuperar Portugal), onde na última sessão pude abordar a temática do Apoio à Decisão, e a Análise e Visualização de Dados, tendo sido possível demonstrar de forma prática como é possível “vestir” a pele de Ministro das Finanças e realizar Análises de Dados, Visualização de Dados, Análise de Cenários e Insights Estratégicos com base no Orçamento de Estado 2025 da República Portuguesa – XXV Governo, e com base na Execução Orçamental até Setembro 2025.
Foi possível analisar mais de 500 páginas analisadas em poucos segundos, analisar os principais KPI´s e sua evolução, principais desvios positivos e negativos, análise de Cenários até ao final do ano considerando a variação de diversas variáveis, e também sugestões de Insights Estratégicos para alcançar os objetivos pretendidos e os vários cenários sugeridos.
Para finalizar, como sempre faço, ainda tive a possibilidade de demonstrar como a Visualização de Dados pode ser gerada por Inteligência Artificial num curto espaço de tempo, tendo gerado esta infografia em cerca de 1 minuto.
Todas as tarefas foram demonstradas com a utilização de ferramentas de IA da OpenAI (Chat GPT) e do Google.
Nos últimos 4 meses capacitei cerca de 100 profissionais em 5 formações de Inteligência Artificial, em ambiente inter-empresas e intra-empresas.
Pontos Positivos:
– Enorme interesse dos profissionais em perceber melhor quais as principais ferramentas de IA e quais as suas principais finalidades.
– Muito interesse dos profissionais pela aprendizagem em IA e por evoluírem nesta temática, nem que seja pelo medo de profissionais que dominem a IA poderem roubar muitos empregos de pessoas que não dominem a IA.
Pontos a melhorar:
– Capacitação dos profissionais ainda numa fase inicial/intermédia, sendo necessário muita formação em IA a nível nacional para que Portugal esteja na linha da frente da capacitação digital e da transformação digital.
– Nas formações intra-empresa pude verificar que vários profissionais demonstraram alguma frustração pelo facto de entidades patronais solicitarem formações aprofundadas em IA, sem fornecer as licenças adequadas aos seus colaboradores, tornando mais difícil que os mesmos pudessem experimentar as muitas tarefas avançadas que foram sendo demonstradas por mim nas ferramentas pagas da Open AI e da Google.
Antes da Capacitação aprofundada dos colaboradores é necessário que exista liderança em IA e também que exista alguma estrutura tecnológica em IA dentro das organizações.
NOTA: Este texto foi escrito de forma manual, sem utilização de IA.



