Portugal capta investimentos europeus

Julho 19, 2006 by  
Filed under Notícias

In Jn 19/07/06

O investimento directo estrangeiro (IDE) em Portugal subiu de 1,9 para 2,6 mil milhões de euros, entre 2004 e 2005, com os capitais europeus a compensar o desinvestimento feito pelo resto do Mundo, de acordo com dados publicados ontem pelo Eurostat.

O organismo responsável pelas estatísticas europeias detectou ainda uma diminuição acentuada do investimento directo de Portugal no estrangeiro, de 6,4 mil milhões de euros, em 2004, para 1,0 mil milhões, no ano passado. Esta diminuição do fluxo de capitais portugueses significa que o IDE em Portugal passou a ser superior ao investimento português no estrangeiro.

Os parceiros da União Europeia foram os principais responsáveis do fluxo de IDE em Portugal no ano passado, com três mil milhões de euros, passando os restantes países, principalmente os Estados Unidos, a desinvestir 0,4 mil milhões de euros.

O IDE português foi de 1,7 mil milhões de euros nos parceiros comunitários e o país desinvestiu 0,7 no resto do mundo. O Reino Unido, França e Luxemburgo são os principais “actores” do fluxo de IDE em países terceiros e a Holanda e o Reino Unido são os principais beneficiários do IDE intra-comunitário.

Nota: Portugal deverá apresentar um mix que permita reforçar o Investimento europeu e atrair novamente Investimentos de outras paragens. A estratégia da Irlanda apresentada na secção Análise é um bom caso de sucesso.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!