Crise na economia portuguesa «acabou»

Outubro 17, 2006 by  
Filed under Notícias

In Agência Financeira

O ministro da Economia, Manuel Pinho, anunciou esta sexta-feira «o fim da crise» em Portugal e disse que a questão agora é a de saber «quanto é que a economia portuguesa vai crescer».

Falando em Aveiro, onde se deslocou para presidir à assinatura de vários protocolos de investimento, Manuel Pinho disse aos jornalistas, citado pela «Lusa», que «a crise acabou» e que se vive um «ponto de viragem» na economia, porque já não se fala «em recessão e em investimento zero».

«O Governo herdou um défice das finanças públicas totalmente descontrolado e cheio de operações extraordinárias, a economia em terreno negativo e o aumento do desemprego», apontou.

«Foram criados 48 mil empregos, no último semestre a taxa de desemprego baixou 10 por cento, a economia está a crescer e o défice das finanças públicas a caminho de ser controlado», fundamentou.

Para o ministro, «o sonho de uma economia mais puxada pelas exportações e não pelo consumo, por empresas portuguesas a vingar na economia global, está-se a verificar».

Manuel Pinho ilustra com a terceira posição no quadro europeu dos países cujas exportações mais cresceram no último semestre, logo a seguir à Alemanha e à Finlândia.

O ministro sublinha que «há sinais da confiança das empresas e de bom ambiente de negócios que atraem o investimento» e, instado pelos jornalistas a comentar a possível construção de uma fábrica da IKEA em Paços de Ferreira, aproveitou para ironizar.

«Foi considerada por Marques Mendes uma fantasia, como folclore e ideia de marketing. Vamos esperar pelo que a empresa tem para anunciar para ver se as palavras de Marques Mendes se confirmam».

Nota: Uma andorinha não faz a primavera. Apesar de certos indicadores positivos a nossa economia ainda apresenta várias fragilidades estruturais, sendo necessário colocar em prática as diversas reformas estruturais anunciadas.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!